Por meio de oficio encaminhado ao Reitor da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Professor Júlio César Sá de Oliveira, o deputado federal Acácio Favacho (PROS-AP) solicitou a possibilidade de criar uma bonificação regional de 30% na nota do Enem, para os alunos que concluírem o ensino médio regular e presencial nas escolas do Amapá e que tenham optado pela ampla concorrência. A sugestão será discutida pelo Conselho Universitário.
Vale ressaltar, que desde que assumiu o mandato na Câmara federal, Acácio Favacho, vem se destacando como um grande articulador em defesa Educação. “Não poderíamos ficar calados com o desequilíbrio educacional existente, entre a região norte e as demais regiões do país. Acredito que esta política afirmativa vai garantir mais oportunidade de acesso ao ensino superior para alunos da região do Amapá”, justifica o parlamentar.
Embora a UNIFAP venha cumprindo a determinação da Lei nº 12.711/2012, que garante a reserva de 50% das vagas em universidades, institutos e centros federais a candidatos cotistas, dados do IDEB (Índice de Educação Básica) apontam discrepâncias entre os avanços da região Norte e outras regiões do País. Os dados revelam ainda, alguns aspectos quem limitam o ingresso de alunos nortistas, principalmente dos Estados do Amapá e das regiões ribeirinhas, na UNIFAP, via ENEM.

