Durante a polêmica discussão em torno da urgência ao Projeto de Lei que cria no âmbito da Câmara dos Deputados, o Prêmio Nise da Silveira de Boas Práticas e Inclusão em Saúde Mental (PRC 331/18), o deputado federal Eros Biondini(PROS-MG) saiu em defesa das Comunidades Terapêuticas no Brasil.
O parlamentar fez o uso da palavra durante a sessão desta segunda-feira, 25, para defender essas comunidades alegando que as mesmas jamais podem ser comparadas aos manicômios. “Isso é um absurdo tremendo! Essas instituições são a salvação de muitos dos nossos jovens dependentes do crack no Brasil. Comunidades de acolhimento voluntário e com um índice altíssimo de sucesso na recuperação. Todos deviam era aplaudi-las! Eu acredito na recuperação”, defendeu Biondini.
O parlamentar ressaltou ainda, que em seu gabinete tem assessores e assessoras que um dia, voluntariamente, buscaram a ajuda de comunidades terapêuticas para se livrarem da dependência química. “Quando se mencionar esta luta[manicomial] não se remeta as comunidades terapêuticas que são as casas que acolhem e recuperam nossos jovens. Ai do Brasil se não houvesse as comunidades terapêuticas”, acrescentou.

