Celebrado no dia 15 de março, o Dia Mundial do Consumidor foi instituído para lembrar dos direitos do consumidor. A data propõe que empresas e lojas reflitam sobre o compromisso de respeitar as leis que protegem o cliente.
Na luta para garantir o respeito aos consumidores, a bancada do PROS na Câmara conta com quatro parlamentares compondo a Comissão de Defesa do Consumidor. Os deputados Acácio Favacho (PROS-AP), Weliton Prado (PROS-MG), Eros Biondini (PROS-MG) e Vaidon Oliveira (PROS-CE) foram designados na última quarta-feira,13, para integrarem, como titulares, a Comissão.
Os parlamentares serão a voz do povo em defesa do consumidor no legislativo federal. “Nós faremos uma linha nesta Comissão. O PROS vai priorizar o trabalho em defesa do consumidor”, destacou o deputado Weliton Prado, que é veterano no colegiado.
Ao comentar sobre a data, Prado destacou que o Brasil ainda precisa avançar muito na questão. “É uma data para que a gente possa refletir. Nós temos muito que avançar na defesa do consumidor. Vamos garantir que as leis aprovadas no código do consumidor sejam respeitadas”, afirmou o deputado.
Em seu primeiro discurso na Comissão, o deputado cobrou uma resposta para o pedido de suspensão da cobrança de franquia por bagagens despachadas nas companhias aéreas. Weliton Prado é um dos autores do Projeto de Decreto Legislativo para sustar a Resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que permitiu a cobrança, em vigor desde junho de 2017, alegando que as tarifas teriam o valor reduzido. “Um verdadeiro absurdo e desrespeito. O valor das passagens aumentou e ainda tivemos uma piora na qualidade do serviço. O consumidor ficou totalmente prejudicado”, completou o deputado.

