O senador Telmário Mota (PROS-RR) usou a tribuna no Senado Federal, nesta segunda-feira,11, para solicitar ao Governo Federal e aos seus ministros, que intervenham na situação caótica que vive o Estado de Roraima, que há sete dias está com a energia, fornecida pelo país vizinho, cortada, consequência do blecaute sofrido pelo país vizinho.
Segundo o Senador, o Estado está passando por um caos e por isso, necessita de um olhar federativo. “Faço um apelo ao governo federal para que não dê as costas para o nosso Estado. Não temos saúde, não temos educação, não temos segurança pública e não temos infraestrutura. Roraima grita por socorro. Fica o meu apelo ao Presidente da República, que em nosso estado teve a segunda maior votação do país, ao Ministro Sérgio Moro, ao Ministro da Saúde, ao Ministro da Segurança Nacional: Roraima é Brasil e precisa de um olhar federativo”, afirmou o senador.
Para Telmário, o Brasil foi usado como fantoche pelos norte-americanos. “Na verdade, isso criou uma grande dificuldade. Enquanto o Presidente da República, Jair Bolsonaro, recebe aqui o seu Juan Guaidó, o governador de Roraima, que é do PSL, vai até a Venezuela, acompanhado de empresários para vender alimentação e medicamentos. E mais grave do que isso, ele se encontrou e posou para fotos, segurando a bandeira dos Tupamaros, que é uma milícia, a mais temida e violenta, armada, dentro da Venezuela”, relatou.
Diante desse grave fato, que colocou em risco a segurança do povo de Roraima, o senador protocolou na última sexta-feira, 8, na Assembleia Legislativa, em Boa Vista, o pedido de impeachment contra o governador Denarium. “Quem paga por esse governo de promessas não cumpridas é o nosso povo, um povo honesto e sofrido, de um Estado que tem o maior estoque de riqueza natural per capita do mundo! Somos extremamente ricos em minérios; somos extremamente ricos em água, para produzir, para ter energia renovável, e temos sol de 12 horas por dia; um dos campos, uma das terras mais produtivas, importantes na entressafra brasileira e americana. No entanto, a corrupção leva tudo isso”, completou.
Embaixada
Na manhã desta terça-feira, 12, o senador esteve na embaixada da Venezuela, onde participou de uma audiência com o encarregado de negócios, Freddy Efrain Meregote Flores, e com a conselheira, Irene Rondon. Na ocasião, foi discutida a abertura da fronteira, assim como do fornecimento energético, e do diálogo entre os dois países. “A nossa preocupação é enorme, porque Roraima é diretamente atingida com o corte de energia e com o fechamento da fronteira. Sempre buscamos o diálogo, a fim de restabelecer o nosso intercâmbio cultural, social e econômico”, reforçou Telmário.

