Em audiência realizada nesta quarta-feira,13, com o Secretário Nacional da Pesca do Ministério da Agricultura, Jorge Seif, a Senadora Zenaide Maia(PROS-RN) tratou sobre a pesca do atum no Rio Grande do Norte. A bancada parlamentar no Congresso e o deputado Souza, representante da Frente de Apoio à Pesca, da Assembleia Legislativa do Estado, também participaram da reunião.
Na ocasião, os parlamentares cobraram do governo federal a necessidade urgente de desburocratizar o setor para dar autonomia à Superintendência Estadual na emissão de licenças para a pesca de atum.
Segundo a Senadora, desde 2016, a dificuldade para adquirir a licença tem acarretado enormes prejuízos, principalmente na região do pólo atuneiro de Areia Branca, onde mais de 66 licenciamentos e multas estão pendentes de análise e desde 2012 não há revalidação de carteiras, impondo aos pescadores a ilegalidade da atividade.
Zenaide lembrou que a situação penaliza centenas de profissionais da pesca e suas famílias, além, dos reflexos negativos à economia do Estado. O Secretário da Pesca comprometeu-se a tomar providências sobre o assunto.

