12 de agosto – Dia das Artes: Já imaginaram o mundo sem a arte?

O Dia Nacional das Artes é comemorado anualmente em 12 de agosto. Surgiu a partir do decreto de lei nº 82.385, de 05 de outubro de 1978, e a partir da Lei nº 6.533, de 24 de maio de 1978, regulamentaram a profissão de Artista e Técnico em Espetáculos de Diversões, além de mais de 100 outras funções que também podem estar inseridas no que seria considerado um trabalho artístico.

Traduzir emoções, contar histórias, apresentar culturas e valores com beleza, harmonia e equilíbrio. A arte é uma forma de comunicação que dá ao homem a oportunidade de se expressar de maneira criativa e, muitas vezes, crítica sobre questões culturais, sociais e políticas.

Já imaginou o mundo sem arte?

Não, não dá para imaginar. Seria totalmente sem graça, um mundo sem cores, sem música, entres outras possibilidades desenvolvidas pelos artistas. A arte é uma criação humana que tem seus valores estéticos que expressão emoções e são representadas sob diversas formas como teatro, música, dança, arquitetura, pinturas, cinemas, artes plásticas. Todas com sua importância e características próprias, refletindo a cultura e os costumes do seu povo.

A arte pode ser idealizada para ser visualizada, ouvida, tateada, despertar o olfato ou mais sentidos ao mesmo tempo. Todos os povos do mundo têm suas crenças, costumes e um valor cultural inestimável. E é por essa imensa importância que a arte cocegue uma relação entre o homem e o mundo.

Comemore este dia tão especial. Vá ao teatro, ao cinema, ao circo, ao museu. A lista do que você pode fazer hoje é mesmo bastante grande!

Secretário Nacional de Multiculturalismo e Igualdade Racial Edmilson Boa Morte

 

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe está online para atender.Fale com o PROS via WhatsApp!
👋 Olá, como posso ajudar?