José Antônio Azevedo Leão, mais conhecido como Xarão Leão, 54 anos, é natural de Breves, município brasileiro do estado do Pará pertencente a região do Marajó. O paraense é o quarto filho de uma família de seis irmãos: José Ivan, Eline, José Ivanil, José Antônio, Silvana e Eraldo.
Xarão Leão é presidente da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep) há um ano e meio, e recentemente assumiu a presidência do PROS-PA. Sua filiação aconteceu quando veio a sede, em agosto deste ano, com o deputado estadual Soldado Tércio e a primeira suplente de deputado federal, Paula Titan. “A postura do PROS me motiva”, destaca Leão.
O atual presidente é militante há mais de 35 anos, ele conta que durante sua juventude participou ativamente de discussões políticas em outros partidos, mas só em 2008 que ele entrou efetivamente para a gestão pública como Prefeito de Breves-PA. Por muito tempo Xarão atuou no ramo empresarial, trabalhando com o comércio marítimo que é hoje um negócio de família.
Ele conheceu a legenda através de uma conversa com o vice-presidente nacional do PROS, Moacir Bicalho. “Ele me apresentou a metodologia do partido, as bandeiras, propostas e iniciativas pelas quais a legenda luta. Me identifiquei e vi no PROS a oportunidade de fazer o bem para minha cidade. O fato da legenda ser parceira, defender as causas populares com ética e moral são coisas que me motivam”, afirma Leão.
O presidente que está a frente da Famep e do PROS-PA tem lutado em defesa dos municípios. Ele defende a revisão do pacto federativo e mais recursos da União para fortalecer os municípios. Xarão tem dialogado e cobrado soluções para os problemas do estado como: a violência, insegurança, infraestrutura dos municípios e transporte de pessoas e cargas.
“Política é diálogo, conversa; é ouvir a população”, destaca Leão. Seguindo esse raciocínio a gestão do PROS Pará é feita através da comunicação com a bancada estadual e federal. O presidente trabalha para fomentar a economia através do incentivo empresarial e da redução das taxas de impostos fiscais para que as empresa invistam no estado.
Para 2018, o presidente quer fazer reuniões, seminários e encontros do PROS pelo estado. São muitas as ações que ele pretende desenvolver, algumas voltadas para o público do PROS Mulher e Jovem no Pará. “Quero fazer com que o partido se fortaleça. Vamos nos empenhar para levar o nome do PROS no estado e fazer uma política séria”, declara Leão.

