PROS Multiculturalismo celebra o Dia do Cinema Brasileiro – 19 de junho

O Dia do Cinema Brasileiro é celebrado neste dia 19 de junho, data em que se homenageia a sétima arte produzida em terras nacionais reconhecida internacionalmente como uma das melhores do mundo.

A história do cinema iniciou no Brasil quando o cinegrafista italiano Affonso Segretto filmou sua chegada ao país,  no Rio de Janeiro, em 19 de junho de 1898. O registrou recebeu o nome de “Uma vista da Baia de Guanabara”. Embora a gravação não tenha sobrevivido ao tempo, desde os anos 70, comemora-se nesta data o Dia do Cinema Brasileiro.

No Brasil, o cinema já passou por diversas fases, tendo inclusive, quase desaparecido das telonas. No contexto atual, há grandes exemplos de sucesso, como Cidade de Deus e Tropa de Elite, que levaram a produção brasileira para outro nível de reconhecimento.

Em 2001 foi criada a Agência Nacional do Cinema (Ancine), agência reguladora de fomento, regulação e fiscalização do mercado do cinema e do audiovisual no Brasil, que em 2003, passou a ser vinculada ao Ministério da Cultura (MinC).  Desde então foram criadas leis e políticas públicas que permitiram aos títulos brasileiros ganhar espaço nas telas nacionais e internacionais.

Em 2014, foi lançado o Programa Brasil de Todas as Telas, com o objetivo de expandir o mercado interno, universalizar o acesso da população aos serviços audiovisuais com investimento em produção, distribuição e programação de conteúdo. A produção de audiovisual dobrou entre 2002 e 2014, saltando de 196 títulos para 397 filmes exibidos nas telas do Brasil e do mundo.

O PROS Multiculturalismo apoia o cinema nacional e incentiva as produções brasileiras.

Com informações do portal cultura.gov
WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe está online para atender.Fale com o PROS via WhatsApp!
👋 Olá, como posso ajudar?