Neste domingo (12), o Partido Republicano de Ordem Social do Paraná (PROS-PR) realizou o primeiro encontro estadual, que reuniu mais de 300 pessoas no Jóquei Clube, em Fazenda Rio Grande, município da região metropolitana de Curitiba.
O evento contou com a presença do deputado federal Toninho Wandscheer, do presidente nacional do PROS, Euripedes Junior, além de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, presidentes das comissões e filiados ao partido de todo o Estado, que assistiram palestras sobre implantação de diretórios nos municípios, reforma política, orientação jurídica e a nova legislação eleitoral – como o prazo das comissões provisórias se transformarem em diretórios municipais.
Apoio
O presidente nacional do PROS, Euripedes Junior trouxe em seu discurso, a história e a luta da criação do PROS no país. “Um partido político tem que mudar a vida das pessoas. Esse é o seu principal legado”, afirmou. Euripedes também falou sobre a principal bandeira do PROS – a redução de impostos. “Infelizmente falta administração e gestão no país. O Brasil paga hoje uma das taxas tributárias mais altas do mundo. Defendemos que municípios e estados se organizem. Temos condições de melhorar essa realidade”, frisou. Ao encerrar, o presidente convocou os presidentes para organizarem o PROS em seus respectivos municípios e ajudarem a montar a legenda nas cidades vizinhas.
O presidente do PROS de Curitiba, vereador Tico Kuzma, também reforçou a participação dos presidentes municipais que ajudam e tocam o Partido no Paraná. “Precisamos aprender mais sobre nosso partido, sobre a reforma política e o caminho do PROS para os próximos anos. Nosso grande desafio será transformar as nossas comissões em diretórios municipais”, frisou.
O presidente estadual do Partido da Mulher Brasileira (PMB), Alisson Wandscheer, um dos convidados do evento, também deixou seu recado. Ele acredita que o sucesso para inserir as mulheres na política partidária é fazer um trabalho municipalizado. “Temos que mudar essa realidade. Não pode mais haver dificuldade de as mulheres buscarem seu espaço na política”, disse. O presidente citou o exemplo da cidade de Pinhais, que é administrada por duas mulheres. Uma delas, é a vice-prefeita do PROS, Rosa Maria.
PROS Mulher
Presente no evento, a presidente do PROS MULHER no Paraná, vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria enalteceu o trabalho do presidente estadual. “O deputado Toninho nos inspira a sermos lideranças, para fortalecermos o grupo. O PROS hoje busca orientação, formalizando seus diretórios. Mais um passo importante para o ano que vem, onde temos que estar preparados para as eleições e para 2020”, disse. Rosa também falou sobre a participação da mulher na política – outra importante bandeira do PROS. “É algo bastante difícil ser mulher na política, nos espaços de poder, temos ainda que romper muitos preconceitos”, comentou.
Presidente Estadual
Com o objetivo de renovar a política, trabalhar com gente séria e comprometida, o PROS se fortalece cada dia mais. Para o presidente estadual do Partido, deputado federal Toninho Wandscheer, o resultado do evento foi positivo.
“Nosso encontro foi um sucesso. Serviu para que as lideranças trocassem experiência política. Isso anima o processo eleitoral. A participação e o envolvimento de todos foi muito boa. O início da criação dos diretórios será a possibilidade de aumentarmos o número de lideranças que venham compor o Partido. Seguimos juntos, construindo um partido com a visão de todos, ouvindo a vontade do PROS em cada município. O momento de reagir é agora!”, finalizou Wandscheer.
Números
O PROS Paraná está tendo um crescimento expressivo no Estado. Conta com a representatividade política do deputado federal Toninho Wandscheer e de mais 79 vereadores, oito vice-prefeitos e cinco prefeitos. Em 2013, o partido começou com a base mínima de filiados no Estado. Quando Toninho assumiu como presidente em 2015, estava com 980 e hoje conta com mais de 6.100 filiados e 250 comissões provisórias em todo Estado.
Presença
Também estiveram presentes no evento, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, a vice-governadora do Estado, Cida Borguetti (PP), o deputado federal Ronaldo Fonseca (PROS-DF), opresidente da Fundação da Ordem Social, Felipe Espírito Santo, o coordenador do PROS Jovem, Alisson Fernandes, prefeito de Cambira, Emerson Toledo, prefeita de Quedas do Iguaçu, Marlene Revers, prefeito de Rebouças, Luiz Zak, entre outros.
Ministro Ricardo Barros e vice-governadora prestigiam Encontro Estadual
A vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti e o ministro da Saúde, Ricardo Barros também marcaram presença no encontro. A vice-governadora Cida Borghetti e pré-candidata ao Governo em 2018 lembrou que ajudou a fundar e montar o PROS no Paraná.
“Sinto-me em casa aqui e venho, com humildade, solicitar o auxílio e o apoio de vocês na construção de uma ampla aliança em prol do Paraná”, disse Cida, que deve assumir o Governo do Estado em abril do ano que vem com a provável saída do governador Beto Richa para disputar o Senado.
Ricardo Barros destacou as boas gestões municipais e a parceria com Toninho. “Trabalharemos para caminhar juntos no ano que vem”, disse o ministro, que não tem poupado esforços para melhorar a saúde pública no Brasil.

