Zenaide lembra os 4 anos do desastre de Mariana e protesta lucro de R$ 6,5 bilhões da Vale estampado em Jornal

“De um lado, dezenove mortos, um desaparecido e centenas de famílias que lutam, até hoje, por uma indenização justa. De outro, a empresa causadora do desastre socioambiental e que registra lucro bilionário sem, no entanto, ter indenizado devidamente os atingidos” foram com essas palavras que a Senadora Zenaide Maia (PROS-RN) relembrou o desastre ocorrido em Mariana durante reunião realizada nesta terça-feira, 05, na Comissão de Educação do Senado Federal.

Ao mostrar a notícia estampada no Jornal Valor Econômico, a parlamentar protestou. “VALE tem lucro de R$ 6,5 bilhões no trimestre. Se fosse em outro país, os donos de uma empresa que tivesse causado essa tragédia estariam presos e o capital estaria todo confiscado. Mas aqui, a empresa lucra bilhões e ainda quer negociar com as famílias as indenizações”, afirmou Zenaide.

É importante ressaltar que, a senadora potiguar é autora de dois projetos de lei que modificam regras sobre mineração no país. Um deles é o PL 1.303/2019, que obriga as mineradoras a apresentarem projeto de gerenciamento de riscos de acidentes ambientais e o outro, o PL 1.304/2019, que endurece as punições para crimes ambientais decorrentes da exploração mineral.

Zenaide aproveitou a oportunidade para renovar o pedido de apoio aos demais parlamentares para a aprovação das duas propostas: “Essa Casa tem que ter esse olhar. As regras para exploração de minérios têm de ser mais duras e as multas, maiores”, defendeu a senadora.

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS

Receba nossas atualizações e notícias

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Notícias

PROS está com Lula, em Goiás e no Brasil!

Hoje, na sede nacional do PROS, reuniram-se a presidente do PT Goiás, Katia Santos e o presidente nacional do PROS, Eurípedes Junior, para tratar sobre

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento está online para atender ao público.
? Olá em que posso ajudar?

ACESSAR SGP