“A política só se tornará inclusiva quando todos puderem participar”, afirma Edberg Lopes Secretário Nacional do PROS Mais Inclusão

Comemorado anualmente em 3 de dezembro, o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência, é celebrado com o objetivo de propor à sociedade uma reflexão sobre importância de inserir as pessoas com deficiência em diferentes aspectos da vida social.

Aproveitando que os olhares estão mais atentos a essa questão, em virtude da data, o Secretário Nacional do PROS Mais Inclusão, Edberg Lopes, que milita nesta causa há mais de 10 anos, fala sobre medidas de inclusão. “As pessoas com deficiência não querem privilégio, nós queremos igualdades e oportunidades tanto no poder público quanto na sociedade. Queremos acessibilidade, mas quando falamos de acesso não estamos nos referindo a rampa. E sim, em acesso à educação, à saúde, à segurança, à cultura, ao mercado de trabalho, ao lazer, ao transporte público de qualidade, ao esporte e ao processo político. É preciso que a sociedade pare de nos olhar como coitadinhos e passe a nos enxergar como pessoas normais e capazes”, destacou.

O Secretário comenta sobre os principais desafios enfrentados, cotidianamente, pelas pessoas com deficiência no Brasil. “Um dos maiores desafios que temos é a inclusão no mercado de trabalho. Embora exista a lei, ainda assim, é difícil. Nós estamos temendo um grande retrocesso que pode vir acontecer caso seja aprovado o Projeto de Lei 6159 que acaba com a cota de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Estamos perdendo direitos que foram conquistados com muita luta e com muita garra”, ponderou Edberg Lopes.

Sobre a participação dos deficientes na política, Edberg ressalta o trabalho de inclusão que vem sendo realizado pelo PROS, uma vez que esta é uma das bandeiras defendida pelo partido. “A política só se tornará inclusiva quando todos, sem exceção, puderem participar. O nosso partido tem, de fato, levantado a bandeira da pessoa com deficiência e apoiado a nossa luta. Sinto muito orgulho de fazer parte do PROS e aproveito para convidar as pessoas com deficiência para conhecer a Secretaria Mais Inclusão”, finalizou o secretário.

 

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe está online para atender.Fale com o PROS via WhatsApp!
👋 Olá, como posso ajudar?