Abolição da escravidão aconteceu 4 anos antes do restante do país, lembra Vaidon de Oliveira

O deputado federal Vaidon de Oliveira (PROS-CE) usou as redes sociais para destacar a importância da Data Magna para o Estado do Ceará. “No dia 25 de março de 1984, o Ceará foi o primeiro Estado a libertar os escravos, fato este que aconteceu 4 anos antes do restante do País”, lembrou o parlamentar.

A data se tornou feriado em 2013 por meio da Emenda Constitucional aprovada pela Assembleia Legislativa em 1º de dezembro de 2011, promulgada cinco dias após sua aprovação.

Antecedendo a famosa Lei Áurea sancionada em 13 de maio de 1888, a data Magna do Ceará festeja o fim da escravidão no Estado . Vale lembrar que, a primeira abolição ocorreu em 1º de janeiro de 1883, na Vila do Acarape, que teve o dia marcado pela entrega de 116 cartas de alforria. Acarape é hoje o município de Redenção.

 

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS

Receba nossas atualizações e notícias

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Notícias

PROS está com Lula, em Goiás e no Brasil!

Hoje, na sede nacional do PROS, reuniram-se a presidente do PT Goiás, Katia Santos e o presidente nacional do PROS, Eurípedes Junior, para tratar sobre

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento está online para atender ao público.
? Olá em que posso ajudar?

ACESSAR SGP