O deputado federal Acácio Favacho (PROS-AP) prestigiou nesta quarta-feira, 11, a sessão solene em homenagem aos 76 anos de criação do Território Federal do Amapá, celebrado em 13 de setembro.
Na ocasião, o pai do deputado representou o Tribunal de Contas do Estado na sessão especial. “É uma grande honra ver meu pai, conselheiro Amiraldo Favacho, representando o TCE/AP, na mesa do senado federal nessa sessão especial”, destacou Acácio.
Ao comemorar a data, o parlamentar ressaltou as riquezas do Estado e relembrou a luta do povo amapaense contra a invasão francesa em seu território. “Uma terra de histórias, poesias, contos de riqueza cultural e geográfica de um povo que lutou bravamente contra a invasão francesa ao seu território, ocorrida em 15 de maio de 1895, na Vila de Espírito Santo de Amapá. A batalha vitimou mais de 90 amapaenses durante uma luta que se forjou a determinação de ser brasileiro. Viva o Amapá!”, celebrou o deputado.
A abertura da solenidade contou com a apresentação do grupo Marabaixo, que na oportunidade, mostrou um pouco mais da cultura do Estado. A culinária típica da região também foi lembrada no Congresso Nacional pelo restaurante do Senado, que apresentou pratos amapaenses em seu cardápio.
Exposição
Com o tema “Amapá – Onde os Hemisférios se Encontram” foi aberta ao público nesta terça,10, a exposição que reúne 58 telas de 26 artistas, com forte influência indígena, além de artesanato indígena e obras do acervo do Museu do Negro, de Macapá. Os quadros ficarão expostos até sexta,13, no Espaço Cultural Ivandro Cunha Lima e no Senado Galeria.

