O aumento da produtividade da Assembleia Legislativa de Mato Grosso no que se refere à apresentação de projetos de lei com foco na Segurança Pública foi destaque na Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Casa.
Isso porque, a reportagem publicada pelo jornal O Globo em julho deste ano apontou o legislativo mato-grossense em 3º lugar no ranking das Assembleias que mais elevaram o número de projetos de lei voltados à Segurança Pública.
Membro titular da comissão, o deputado estadual João Batista (PROS-MT), que é agente penitenciário, comparou a realidade de Mato Grosso com a de outros da federação. “Mato Grosso é um Estado que não possui uma população tão grande, se comparado a outros, mas tem um índice de violência considerável, então essas proposições legislativas voltadas à segurança têm justamente o objetivo de reverter esse quadro”, explicou o parlamentar.
Conforme levantamento feito pelo jornal, em todo o ano de 2015 – primeiro ano da legislatura passada – foram apresentados 21 projetos de lei relacionados ao tema em Mato Grosso, enquanto somente no primeiro semestre de 2019 foram apresentados 35. Os primeiro e segundo lugares ficaram com as Assembleias do Rio de Janeiro e de São Paulo, respectivamente. No Rio as propostas saltaram de 58 para 97, enquanto em São Paulo o aumento foi de 28 para 55.

