Em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado no dia 8 de abril, a Senadora Zenaide Maia (PROS-RN), que é médica além de parlamentar, alertou sobre os tipos de câncer causados pelo tabagismo. “O Cigarro é o um dos grandes responsáveis pela causa do câncer de pulmão, de boca e de bexiga. O tabagismo é responsável por cerca de 130 mil óbitos no país ao ano”, alertou.
A Senadora considera inadmissível a portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 23 de Março de 2018, por meio da qual, o Ministério da Justiça instituiu um grupo de trabalho para avaliar a possibilidade de reduzir tributos sobre os cigarros fabricados no Brasil. “Em pleno século XXI, o Governo reunir um grupo para discutir a possibilidade de redução no imposto do cigarro é inadmissível. O Brasil só reduziu em 30% o índice de mortes causadas pelo cigarro por que proibiu a propaganda ostensiva nos meios de comunicação e porque sobretaxou os tributos”, lembrou.
Para Zenaide, não é reduzindo os impostos do cigarro, que o país vai conseguir diminuir o contrabando, já que esta seria a justificativa para tal estudo. “Temos que sobretaxar cada vez mais”, defendeu a Senadora.
Vale ressaltar que, segundo a Organização Mundial da Saúde(OMS), além do câncer, o tabagismo é também, o responsável pelo desenvolvimento de aproximadamente 50 doenças.

