A cobrança feita pelo vereador de Campinas, Cidão Santos (PROS/SP), junto à Emdec, órgão que administra trânsito e transporte na cidade, surtiu o efeito desejado: os equipamentos de GPS entrarão em funcionamento na frota de ônibus do transporte público coletivo dia 14 de julho, no aniversário da cidade.
A informação foi passada pelo presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, após ser questionado pelo vereador Cidão Santos durante reunião da Comissão Especial de Estudo do Sistema do Transporte Público Municipal na Câmara Municipal, realizada na tarde de quarta-feira, 13 de maio. A entrada desses equipamentos em funcionamento é uma luta do vereador Cidão Santos em busca de melhorias para o transporte público de Campinas. A Lei é a 14.885, de 2 de outubro de 2014, quando foi sancionada pelo prefeito Jonas Donizetti, que deveria entrar em vigor em quatro meses.
“Além de monitorar os horários dos veículos, evitando, assim, atrasos, a instalação do GPS também trará outros benefícios, tais como um serviço eficiente que se cumpra os horários, planejamento por parte das empresas e até mesmo a otimização do tempo do cidadão, que não ficará mais por um longo período esperando pelo ônibus, pois saberá o horário que ele passará no ponto”, explica Cidão Santos.
Outro ponto destacado pelo vereador diz respeito ao monitoramento do sistema GPS, pois será feito por meio de uma central, com operadores, ao contrário do que é realizado hoje com agentes espalhados pela cidade.
O projeto prevê ainda que órgãos competentes municipais farão a fiscalização para que as empresas cumpra essa determinação, caso contrário será aplicado multas. “Tenho observado que o problema é de ordem local, sendo uma questão que precisa ser solucionada o quanto antes, diminuindo os atrasos na chegada e saída dos terminais, e, principalmente, nos pontos”, salienta Cidão Santos.


