A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara aprovou nesta quarta-feira,04, o Requerimento 79/19 de autoria do deputado Eros Biondini (PROS-MG) que solicita a inclusão de representante da Federação Brasileira de Telecomunicações (Febratel) entre os convidados para a audiência pública destinada a debater a qualidade do serviço de internet.
Para o deputado, a participação da Federação Brasileira de Telecomunicações é fundamental para o processo de amadurecimento desse debate sobre o 5G e a qualidade do serviço de internet. “Em 2018, os representantes da indústria e das prestadoras de serviços de telecomunicações lançaram o Projeto 5G Brasil, que tem por objetivo fomentar a construção de quinta geração de telefonia móvel no país. Sabemos que é notória a importância de tal adequação de sistema para os consumidores que carecem de um serviço de melhor velocidade a preços mais competitivos”, afirma o autor do requerimento.
O parlamentar acredita que o Brasil precisa rapidamente de um desenvolvimento na infraestrutura de banda larga e cobertura para atender as demandas atuais e, principalmente, para sustentar a demanda que surgirá em pouco tempo com o uso dos novos dispositivos. “O 5G é absolutamente necessário para o País e tem profundo impacto sobre a produtividade. O futuro promete ser transformador não só para o setor de telecomunicações, mas também para todos os demais setores que também passarão pelo processo de digitalização”, disse o deputado.
Além do representante da Febratel, o requerimento é destinado também a convidar representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); do Grupo América Móvil no Brasil; da Oi 4; da Telefônica Vive; da Tim Brasil; e pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec). (Com informações da Redação PROS na Câmara)

