De autoria do deputado estadual Anderson Pereira (PROS-RO), o projeto 164/2019, que dispõe sobre a doação de amostras de sangue para consolidação de Banco de Dados de Doadores de Medula Óssea no âmbito do Estado de Rondônia foi aprovado na última terça, 03. A proposta havia sido parcialmente vetada pelo Governo estadual.
De acordo com o autor, o projeto propõe que clínicas e laboratórios informem ao doador de sangue sobre a importância do material coletado para fins de transplante de medula. “Desse modo, o consentimento por parte do paciente poderá permitir que a coleta de sangue possa ser incluída em banco de dados para que haja comparação com pessoas que dependem de doação de medula”, justificou o parlamentar.
Defensor da criação de mecanismos que visam auxiliar na busca de doadores, Anderson Pereira comemorou a aprovação do projeto que segue para promulgação do presidente da casa. “As chances de o paciente encontrar um doador é de 1 em cada 100 mil e graças a esse projeto de lei, as pessoas que estão na fila esperando por uma doação de medula agora poderão contar com rapidez na busca de um doador compatível”, afirmou o deputado.
Vale ressaltar que, em vigor, a lei irá beneficiar o tratamento de cerca de 80 doenças em diferentes estágios e faixas etárias.

