Audiência pública, solicitada por Beto Salame (PA), discutirá segurança das barragens no Pará

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia aprovou, nesta quarta-feira (02), o requerimento do deputado federal Beto Salame (PROS-PA) para a realização de audiência pública, em conjunto com a Comissão de Minas e Energia, a fim de discutir o nível de segurança das barragens de rejeitos instaladas por empresas mineradoras no Pará.

Segundo o parlamentar, o objetivo é discutir com os órgãos públicos quais são os procedimentos preventivos de monitoramento e inspeções técnicas utilizados na estrutura das barragens.  “É preciso saber se há planos de ações emergenciais para evacuação das pessoas que vivem nas áreas que poderão ser afetadas, num possível rompimento da barragem. Também queremos informações sobre como estão as licenças ambientais concedidas pelos órgãos públicos federal, estadual e municipal”, explicou.

Beto Salame informou que, nos Anos 80, o Pará já foi vítima de vazamento de rejeitos de barragens. O acidente ocorreu no Porto de Trombetas, no Lago Batata, na mineração Rio do Norte. “Vazou bauxita com o rompimento da barragem. Na época o desastre foi objeto de notícia no mundo inteiro. Por isso não é novidade a necessidade deste debate aqui no Parlamento”, ressaltou o deputado.

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS

Receba nossas atualizações e notícias

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Notícias

PROS está com Lula, em Goiás e no Brasil!

Hoje, na sede nacional do PROS, reuniram-se a presidente do PT Goiás, Katia Santos e o presidente nacional do PROS, Eurípedes Junior, para tratar sobre

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento está online para atender ao público.
? Olá em que posso ajudar?

ACESSAR SGP