O Banco do Povo já é uma realidade para a população amazonense. O município de Manacapuru (a 84 quilômetros de Manaus) já iniciou as operações de crédito do projeto. Durante 0 lançamento, o governador José Melo anunciou que ao longo dos próximos 120 dias 0 novo programa estadual de microcrédito chegará a Manaus e a todos os municípios amazonenses. Uma das principais propostas de campanha de Melo, a linha da Afeam (Agencia de Fomento do Estado do Amazonas) é exclusiva para pequenos negócios e terá recursos da ordem de RS 68 milhões para financiamentos este ano.
José Melo lançou o programa na Escola Estadual Jamil Seffair, localizada na rua Boulevard Álvaro Maia, centro da cidade, acompanhado do vice-governador Henrique Oliveira e de uma comitiva de secretários de Estado. A cidade é a segunda a receber o Banco do Povo e inaugurou um posto da Afeam no PAG (Pronto Atendimento ao Cidadão).
Foram realizadas 321 operações de financiamento, o equivalente ao montante de RS 1,5 milhão. Um dos beneficiados é 0 comerciante Antônio Aires de Souza, 77 anos, que recebeu das mãos do governador 0 cheque com 0 valor do empréstimo.
“Esse empréstimo é uma das melhores maneiras que o governo criou para ajudar a população que precisara. Isso para 0 povo do interior é muito importante”, disse. 0 Banco do Povo possui operações de crédito voltadas para trabalhadores autônomos, microempreendedores individuais, profissionais liberais, produtores rurais e micros e pequenas empresas. A linha de microcrédito foi lançada por Melo na última segunda-feira (30), em Manicoré. “Essas pessoas que gostam de trabalhar e que querem montar o seu próprio negócio terão oportunidade. É um crédito especial para 0 povo e, a partir dos próximos 120 dias, teremos todas as cidades com operações, inclusive Manaus”, frisou Melo.
Com o programa, o governo do Amazonas oferece condições facilitadas de acesso ao crédito, com juros de 3% ao ano para operações que variam de no mínimo R$ 500,00 e máximo RS 15.000,00. valores a serem estabelecidos após análise da necessidade de investimento do negócio, observando critérios estabelecidos pela Afeam. 0 objetivo é incentivar 0 empreendedorismo em atividades produtivas que gerem trabalho e renda, através de crédito orientado aos empreendedores que queiram iniciar, manter ou ampliar seu próprio negócio em todo 0 Estado.


