A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na quarta-feira (17), em caráter conclusivo, proposta que cria o Dia Nacional de Ação de Graças e da Oração, a ser comemorado em toda quarta quinta-feira do mês de novembro. Atualmente, o Dia Nacional de Ação de Graças já é comemorado nessa data, segundo a Lei 781/49. A única mudança, portanto, é o acréscimo do termo da oração .
O texto aprovado, que segue para o Senado, é um substitutivo do relator, deputado federal Ronaldo Fonseca (PROS/DF), para o Projeto de Lei 888/11, do deputado Pastor Marco Feliciano (PSC/SP).
Ronaldo Fonseca modificou o parecer para adequá-lo às sugestões de outros parlamentares. O parlamentar preferiu deixar de fora trechos que faziam menção a “todas as igrejas e todos os credos”, bem como os que tratavam de “enfeitar janelas e sacadas”.
Pelo texto aprovado, o “Dia Nacional de Ação de Graças e da Oração deve simbolizar para todos a aspiração mais elevada ao bem supremo, como formação de ideias de existir em função do bem comum”.


