A deputada federal Clarissa Garotinho (PROS-RJ) usou as redes sociais para avaliar a participação do Ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta quarta-feira,03, na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ), cujo objetivo era esclarecer pontos da (PEC 6/19), que trata sobre a Reforma da Previdência.
De acordo com a deputada, após mais de 06 horas de debate sobre a proposta, o Ministro deixou muitos questionamentos sem respostas. “Apesar do Ministro ter me entregue por escrito algumas respostas, elas não foram completas e, o que é mais grave, a equipe dele mudou uma das minhas perguntas. Em função disso, vou protocolar na Mesa Diretora da Câmara um Requerimento de Informação e um pedido pela Lei de Acesso da Informação para que o ministério encaminhe os dados que ficaram faltando e que são fundamentais para análise da reforma”, adiantou a parlamentar.
A deputada cobrou de Guedes uma resposta sobre os efeitos, em 12 anos, do gatilho previsto para aumentar automaticamente a idade mínima para aposentadoria a cada quatro anos. “A proposta da Reforma da Previdência prevê gatilho para revisão de idade mínima caso haja aumento na taxa de sobrevida. Por que não contempla o oposto também caso haja redução de sobrevida, que já se vê em muitos países?”, questionou Clarissa.
Vale lembrar que, de acordo com a proposta, a idade mínima subirá proporcionalmente ao aumento do tempo de sobrevida, ou seja, se a expectativa de sobrevida, após os 65 anos, subir em um ano, por exemplo, a idade mínima subirá em 9 meses em 2024.
Outros questionamentos feitos pela deputada foram com relação ao percentual do salário da ativa que o aposentado irá receber com as novas regras e também, sobre a inclusão do fim do FGTS na PEC da Reforma. “Hoje o brasileiro se aposenta em média com qual porcentagem do seu salário da ativa? Com a aprovação das novas regras a expectativa é que esse percentual caia para quanto? Quantos beneficiários do INSS só recebem pensão como fonte de renda. Sem qualquer acúmulo de benefício? Quantos destes só recebem um salário mínimo de pensão? Por que incluir o fim do FGTS e de multa de 40% para aposentados na PEC da reforma previdenciária se o tema não tem relação com previdência? O brasileiro que se aposenta por idade contribui em média quantos anos? Quantos se aposentam com menos de 20 anos de contribuição? A maioria das perguntas que que fiz ao Ministro Paulo Guedes na CCJ sobre a Reforma da Previdência ficaram sem resposta”, afirmou a parlamentar.
https://www.facebook.com/ClarissaGarotinhoRJ/videos/2020159181436511/?t=15

