O Rio de Janeiro sediou na última semana, o 1º Fórum Regional das Cidades Latino-Americanas Signatárias do Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana. Foi a primeira vez que uma cidade latino-americana é escolhida para sediar o evento que discutiu experiências e sistemas regionais de alimentação, baseados no princípio da justiça social e da sustentabilidade.
A experiência do Rio de Janeiro no que tange aos restaurantes populares também foi discutida durante o Fórum. A cidade está inserida no Pacto de Milão por meio de do Programa Restaurantes Populares que, desde a municipalização na atual gestão, serviu 2,7 milhões de refeições com cardápio saudável a preços simbólicos nas unidades de Bangu, Campo Grande e Bonsucesso. “Fico feliz de ver o reconhecimento do nosso trabalho. Nós reabrimos 3 Restaurantes Populares que estavam fechados (Bangu, Campo Grande e Bonsucesso). Também ajudamos a trazer para o Rio o “Primeiro Fórum Latino-Americano do Pacto de Milão”, um fórum internacional de segurança alimentar”, comemorou a deputada federal Clarissa Garotinho(PROS-RJ) ao relembrar sua luta pela reabertura de restaurantes populares na capital.
O Pacto de Milão reconheceu o esforço das cidades para contribuir com o tema da segurança alimentar e nutricional, integrando o equilíbrio entre a produção urbana e rural em prol de sistemas mais sustentáveis, que atendam as necessidades de consumidores e produtores. Participam atualmente do Pacto de Milão 184 cidades, das quais 24 estavam confirmadas para participar do evento, entre elas o Rio de Janeiro, que aderiu ao pacto há mais de três anos por meio de sua política de alimentação urbana.
(Com informações da Agência Brasil)

