O mês de fevereiro começou com a Posse dos Deputados e a eleição da Mesa Diretora da Câmara. O clipping desta segunda-feira (02), que reúne as notícias sobre o PROS do final de semana, destaca os acontecimentos na Casa.
A cerimônia de posse foi presidida pelo Deputado Miro Teixeira (PROS/RJ), o deputado com maior número de mandatos entre os mais idosos.
A bancada de deputados federais e senador que tomou posse pelo Distrito Federal no domingo (01) tem como marca registrada o caráter multipartidário. Ronaldo Fonseca (PROS/DF) assumiu o cargo de deputado federal após ser eleito com 84.583 votos.
Dos oito deputados federais do Rio Grande do Norte que tomaram posse em Brasília, cinco são marinheiros de primeira viagem, entre eles está o deputado Rafael Motta (PROS/RN). “A minha missão aqui em Brasília será defender os interesses de todos os potiguares, vou cumprir o meu papel colaborando na busca de recursos para amenizar os principais problemas enfrentados pela população do RN”, afirmou Motta.
Todos os 11 deputados federais eleitos pelo PROS tomaram posse do cargo neste domingo (01). Sendo eles: Antonio Balhmann, Beto Salame, Domingos Neto, Dr. Jorge Silva, Givaldo Carimbão, Hugo Leal, Leônidas Cristino, Miro Teixeira, Rafael Motta, Ronaldo Fonseca e Valtenir Pereira.
A eleição da Mesa Diretora foi a mais disputada em dez anos. Pela primera vez a disputa é entre PT e PMDB, os dois principais partidos do governo.
Até sábado (31), nas últimas horas antes do dia da votação, o PP anunciou apoio ao candidato do PMDB Eduardo Cunha, enquanto o petista Chinaglia foi apoiado pelo PR. Arlindo Chinaglia era, também, a escolha do PROS.
O atual presidente da Câmara, vencedor dos 267 votos é Eduardo Cunha (PMDB). Os deputados do PROS, Valtenir Pereira (PROS/MT) e Ronaldo Fonseca (PROS/DF) também participaram da disputa por cargos na Mesa.
As Assembleias Legislativas e as Câmaras Municipais também realizaram cerimônias para a posse dos deputados estaduais no domingo.
No Ceará, o deputado Zezinho Albuquerque (PROS/CE) foi reeleito presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará. Os cargos de 1º e 2º Secretários também foram ocupados pelo PROS, por Sérgio Aguiar e Manoel Duca, respectivamente.
Além disso, durante a posse ficou claro que algumas mudanças já podem acontecer nos próximos meses pelo fato da deputada Laís Nunes (PROS/CE) estar grávida de cinco meses. Embora ela afirme que não tem a intenção de requisitar a licença maternidade é um direito assegurado a ela.
Em Alagoas, o PROS elegeu dois deputados: o veterano Marcelo Victor (PROS/AL) e o novato Carimbão Júnior (PROS/AL).
Em Fortaleza, Samilto Filho se mantém como presidente da Câmara Municipal e promete lançar edital de concurso público até o final do semestre.
Fora as sessões da Câmara, Ciro Gomes foi destaque na mídia por ser cotado a assumir o comando da Transnordestina, a subsidiária da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) responsável pelas obras da ferrovia que corta o Nordeste.
José Melo foi pauta para o portal “A Crítica”, que publicou novidades sobre o plano de governo do governador do Amazonas.
VEJA AGORA OS LINKS DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS SOBRE O PROS NO DIA DE HOJE:
Pluralização inédita na bancada do DF
PP e PR anunciam apoio na última hora
Disputa mais acirrada da Câmara em 10 anos expõe fragilidade da base aliada
Com 42 votos, Zezinho é reeleito à presidência da Assembleia do Ceará
Deputados estaduais tomam posse na Assembleia Legislativa de AL
Gravidez de deputada pode mudar nova estrutura da Assembleia Legislativa do Ceará
Cinco novatos do RN assumem mandato de deputado federal
Nos trilhos (Coluna por Felipe Patury – Revista Época)
Acompanhe os planos de governo de José Melo para o AM em 2015
Samilto promete lançar edital de concurso público até o fim do semestre
Bancada toma posse com 50% de renovação
Cargos da Mesa da Câmara são disputados por 17 deputados
513 deputados tomam posse na Câmara; 198 são novatos na Casa


