Nesta quarta-feira (04), o PROS foi destaque na mídia brasileira por diversos fatores: a criação do bônus para diretores de escola do Cid Gomes, a solução sugerida por José Melo (PROS/AM) para diminuir a crise hídrica do Sudeste e outros.
A ‘Folha de S. Paulo’ publicou uma matéria sobre o novo programa do ministro Cid Gomes para a educação. O projeto declara que os diretores de escolas públicas de grande porte poderão fazer um curso de qualificação e, em troca, ter acesso a um bônus mensal pago pelo Ministério da Educação.
O Ministro da Educação Cid Gomes se reuniu com a bancada do PROS na Câmara dos Deputados. A reunião, de natureza informal, aconteceu na sala da liderança do Partido na Casa e foi o primeiro encontro institucional do Ministro com a sua bancada, empossada no último domingo, quando elegeu o também cearense Domingos Neto como líder, substituindo o alagoano Givaldo Carimbão, que liderava a bancada desde a criação do Partido. Como vice-líderes foram escolhidos os deputados Rafael Mota (RN) e Beto Salame (PA).
O PROS vai dar suporte à presidente Dilma Rousseff para implementar as suas políticas, mas terá autonomia para divergir quando for necessário. A afirmação é do novo líder do Partido na Câmara dos Deputados, Deputado Domingos Neto (CE).
O Governador do Amazonas, José Melo (PROS), evitou dar detalhes para o portal de notícias ‘G1’ sobre a proposta de reforma administrativa, que deve ser enviada para análise dos deputados estaduais ao longo desta semana, durante solenidade de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A proposta poderá alterar a estrutura do governo estadual, incluindo a redução do quadro de funcionários, além da junção ou extinção de secretarias.
Em reação à tentativa do governo de recorrer ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para se contrapor ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDBRJ), a cúpula do PMDB selou, em reunião, um “pacto de absoluta unidade partidária”. Ficou acordado que Renan e Cunha não poderão ter posições diferentes nas duas Casas. E o Partido terá que se fortalecer para enfrentar o que consideram “ataque especulativo” da articulação política do Planalto, com a participação do ministro Cid Gomes.
O deputado federal Antonio Balhmann (PROS) não aceitou pôr em votação, durante a primeira reunião da nova bancada cearense na Câmara, uma moção contra a desistência da Petrobras em instalar a refinaria Premium II no Ceará. Balhmann, que é coordenador da Bancada Federal do Ceará, segurou a proposta sob influência do Ministro da Educação, Cid Gomes. A atitude desagradou os colegas e pode ter posto um fim às esperanças do deputado se manter a frente do grupo.
Enquanto estados da Região Sudeste do país enfrentam uma crise hídrica, os rios que banham o Norte do Brasil são abundantes. Levar água do Rio Amazonas – um dos maiores do mundo – para São Paulo e outros estados que sofrem com falta d água foi justamente a proposta sugerida pelo governador do estado, José Melo (PROS). Para Melo, se obras para o fornecimento fossem realizadas, em dez anos, eventuais crises hídricas poderiam ser solucionadas com utilização das águas de rios que passam pelo estado da Região Norte.
José Melo afirmou, durante a abertura das atividades do ano legislativo, que vai nomear em 2015 5.532 aprovados no último concurso realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam). O número equivale a praticamente a metade do total de vagas oferecidas no certame (11.646), realizado em 2014.
Em Cutabão (SP), o Partido Republicano de Ordem Social (Pros) impetrou mandado de segurança contra a nova presidência da Câmara, alegando que a eleição para a Mesa Diretora não respeitou o princípio da proporcionalidade — dos quatro cargos, três são do PDT. Além disso, na semana seguinte, o Pros — representado por Moura — impetrou o mandado de segurança, que foi derrubado por liminar da mesa no dia 28 de dezembro de 2014.
Após reunião tida, no último dia (27), com prefeitos da região do Araguaia, o Deputado Federal Valtenir Pereira (PROS – MT) comemorou a decisão da Secretária de Patrimônio da União (SPU), Cassandra Maroni Nunes que revogou a Portaria 294, que bloqueou 1,6 milhão de hectares de várias cidades da região do Araguaia. “O Governo Federal teve o bom senso de rever a Portaria 294. Ela estava na contramão do debate, vez que não previa a discussão com a sociedade local, em especial os Estados de Mato Grosso e de Tocantins e, principalmente, os municípios envolvidos. Agora, com a revogação, vamos acompanhar o grupo de trabalho com muita atenção para não repetir a tragédia social que foi a desocupação da área da antiga Fazenda Suiá-Missu”, disse Valtenir.
A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz) iniciou investigações do órgão contra possíveis sonegadores de impostos. O secretário Mauro Filho (PROS), afirmou, por isso, estar recebendo ameaças de morte. Estima-se que os suspeitos possam ter faturado cerca R$ 1 bilhão não declarado, resultando em R$ 90 milhões não pagos ao Estado.
Assim como Kasssab, o ex-governador do Ceará também tem interesse na criação de um Partido forte. Por isso, o atual ministro da Educação considera que restringir a fusão de partidos estará ferindo os princípios democráticos.
VEJA AGORA OS LINKS DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS SOBRE O PROS NO DIA DE HOJE:
PMDB fecha pacto de unidade partidária
http://bit.ly/1EFxJVh
MEC cria bônus para diretor de escola pública
http://bit.ly/1BU4kk9
Na ALE, Melo anuncia prioridades e “segura” reforma administrativa no AM
http://glo.bo/1CuKCkj
Antonio Balhmann impede moção contra fim da refinaria e gera crise na bancada
http://bit.ly/1ArylfM
Governador sugere levar água do AM para resolver crise hídrica no Sudeste
http://glo.bo/1BU64d2
Governador José Melo afirma que vai nomear mais de 5 mil aprovados no último concurso da Susam
http://bit.ly/18MQqt6
Sessão da Câmara de Cutabão tem nova eleição da mesa
http://bit.ly/1z9rhxU
Valtenir comemora revogação da Portaria da SPU sobre o Araguaia
http://bit.ly/1EFDF0o
Sefaz investiga empresas suspeitas de sonegação e secretário é ameaçado
http://bit.ly/1KqQqKO
Líder do Pros defende reformas e apoio propositivo ao governo Dilma
http://bit.ly/1zIF3wJ
Ministro Cid Gomes se reúne com bancada do PROS
http://glo.bo/1zIFMhh
“Restringir fusão é ferir direitos”, reclama Cid Gomes
http://bit.ly/1xehSEx


