O clipping realizado pela Secretaria de Comunicação do PROS Nacional durante o final de semana reuniu, em síntese, onze importantes notícias sobre o partido, sobre o governador do Amazonas, sobre os parlamentares do PROS e sobre o ex-ministro da Educação.
No Amazonas, o Governador José Melo (PROS/AM) se reuniu com os secretários de Estado e gestores dos órgãos da administração indireta para definir as metas a médio e longo prazo, esclarecer as medidas de redução de gastos e as ações que deverão ser adotadas. Na Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), assume o deputado estadual licenciado Sidney Leite (PROS/AM). Além das mudanças já anunciadas, foram definidos novos nomes para as Secretarias do Trabalho (Setrab) e da Região Metropolitana de Manaus (SRRM), Amazonprev, Prodam e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Mesmo com apenas 77 dias de Ministério da Educação (MEC), aliados acreditam que Cid Gomes (PROS) deve se fortalecer no cenário político local e nacional. De acordo com o deputado estadual Wellington Landim (PROS/CE), que estava nas galerias da Câmara durante o bate-boca entre Cid e o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o ex-governador do Ceará se cacifa inclusive para voos maiores em 2018.
Com a saída de Cid Gomes do ministério, foi especulado que a vice-governadora Izolda Cela (PROS/CE) fosse assumir a pasta. O Jornal “O POVO” publicou uma notícia desmentindo a informação. O prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda (PT), comentou para o veículo que para ele a informação é um “boato”.
A presidente Dilma Rousseff analisa o nome de Gabriel Chalita, que está à frente da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, para comandar o Ministério da Educação, segundo a Reuters. Uma fonte anônima disse a imprensa que “A presidente quer um nome ligado à educação, e Chalita corresponde a isso”.
No Rio Grande do Norte, o blog escrito por Robson Pires divulgou quais são os quatro pré-candidatos a prefeito de Caicó, sendo um deles membro do Partido Republicano da Ordem Social (PROS), o Vivaldo Costa (PROS/RN).
No Mato Grosso, Valtenir Pereira (PROS/MT) esteve presente na reunião em que foi lançada a pedra fundamental que marca a construção da sede da subseção Judiciária do Tribunal Regional Federal da 1ª Região em Diamantino. O objetivo é tornar o acesso a Justiça muito mais amplo.
Mudando de assunto, o deputado federal Miro Teixeira (PROS/RJ) opinou sobre a agenda política e o fortalecimento do Legislativo: “O governo deixou de influenciar o debate nacional, embora continue sendo o principal foco de atenção.” O decano diz só ter visto cenário semelhante em 1988, no processo constituinte, sob comando de Ulysses Guimarães. “Mas, naquele ano, era um protagonismo mais qualificado pela figura dele (Ulysses) e pela agenda positiva”, declarou.
Visando reverter o quadro da crise hídrica no Sudeste, o governador José Melo (PROS/AM) sugeriu aumentar a disponibilidade de água potável. A dessalinização, antes impensável para o país, já começa a se tornar viável. o governador propôs que fosse iniciado um estudo sobre a viabilidade de se transportar água do Norte para abastecer o Sudeste.
Sobre a PEC da aposentadoria, o Deputado Hugo Leal (PROS/RJ), que é um dos vice-líderes do governo, disse que não há interesse do Palácio do Planalto em atrasar a votação da Proposta de Emenda à Constituição 457/05. A PEC aumenta de 70 para 75 anos a idade máxima para aposentadoria de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), do Tribunal de Contas da União (TCU) e dos demais tribunais superiores. “Por parte do governo, há total tranquilidade. Não há nenhuma objeção de que essa matéria possa ser apreciada novamente, em segundo turno, pelo Plenário”, disse Hugo Leal.
LEIA AS NOTÍCIAS COMPLETAS NOS LINKS ABAIXO:
Melo conclui mudanças no secretariado e reúne gestores
http://bit.ly/18SyGMw
Após reforma, governador do AM faz 1ª reunião com novo secretariado
http://bit.ly/1CgDvL9
Para aliados, Cid Gomes se fortalece para 2018
http://bit.ly/1C471Cy
Clodoveu diz que história não passa de boato
http://bit.ly/18SzFfL
Já são quatro os pré-candidatos à prefeito de Caicó em 2016 declarados
http://bit.ly/1bnK3xw
Dilma cogita Gabriel Chalita para Ministério da Educação, diz fonte
http://bit.ly/1OqsIn0
Justiça Federal ganha nova sede no Médio-Norte de MT
http://bit.ly/1CKg5hM
Congresso rebelado aproveita crise do governo para impor agenda política
http://bit.ly/1Oqw9Kl
Dessalinização e transposição de rios são tecnicamente viáveis
http://bit.ly/1BnoqCM
Deputado diz que governo não tem interesse em adiar PEC da aposentadoria compulsória
http://bit.ly/1Hp7Xma


