O clipping produzido pela Secretaria Nacional de Comunicação do PROS destaca nesta terça-feira (24) a aprovação de novo horário das sessões plenárias na Câmara Municipal de Uberaba (MG). A partir do dia 1º, as reuniões começam às 8h30 e vão até as 12h30. O projeto de Resolução 27/14, de autoria dos vereadores Elmar Goulart (SDD) e Afrânio Resende ((PROS/MG)), foi aprovado por 10 votos a um.
Acontecerá, no próximo dia 27, na Assembleia Legislativa do Ceará, uma sessão especial que avaliará as ações de convivência com a estiagem no Estado. O encontro é de iniciativa do presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque ((PROS)).
No Rio Grande do Norte, durante a leitura da mensagem anual do prefeito Roberto Germano na Câmara Municipal de Caicó, o presidente da casa Nildson Dantas ((PROS/RN)), fez uma análise do que foi dito pelo gestor municipal e classificou a mensagem como “tímida” por apontar principalmente trabalhos realizados e não os futuros.
E na Câmara dos Deputados, os líderes partidários se reúnem na quinta-feira (26), às 10h, no gabinete de Cunha (PMDB) para definir as indicações dos partidos para as presidências das 22 comissões permanentes. A ordem de escolha é baseada na proporcionalidade dos blocos formados no dia da posse (1º de fevereiro) pelas bancadas dos 28 partidos que têm representação na Câmara dos Deputados. Os maiores blocos têm direito a presidir mais comissões. O PROS faz parte do segundo maior bloco da casa.
Por falar em Câmara, os partidos continuam a indicar quem fará parte da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, que deverá ser instalada na quinta-feira (26). Pela distribuição proporcional de cargos, o bloco PT, PSD, PR e (PROS) terá direito a oito vagas na CPI.
E a Comissão Especial da Câmara dos Deputados que vai debater a reforma política se reúne hoje para definir o cronograma de trabalho e as primeiras audiências públicas. Dos 34 deputados titulares integrantes da comissão, pelo menos 23 são favoráveis ao fim da reeleição de presidente, de governadores e de prefeitos. A maioria também é favorável à coincidência da data das eleições. E a Câmara aprovou também o regime de urgência para votação do projeto que cria uma quarentena para a fusão de partidos políticos recém registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Mudando de assunto, após forte reação do setor privado, o Ministério da Educação decidiu que a redução do fluxo de pagamentos a faculdades participantes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), decidida no final do ano passado, valerá somente em 2015. A pasta mudou as regras do programa e definiu pagamento anual equivalente a oito mensalidades – até então, eram 12. Ontem, a portaria assinada pelo Ministro Cid Gomes (Educação) informou que a medida ocorrerá apenas neste ano. Devido isso as ações do setor de educação exibiram forte alta nesta segunda-feira.
O Ministério da Educação abriu ontem também as inscrições para os interessados em participar do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), programa do governo federal. Os candidatos terão até 30 de abril para fazer a solicitação no site do programa. Alguns internautas relatam problemas para acessar o site do programa.
E associações realizaram visitas aos deputados federais do RN, a fim de pedir o apoio da bancada do Estado contra a aprovação da chamada PEC da Bengala (PEC n.º 457/2005), que eleva a idade da aposentadoria compulsória no serviço público de 70 para 75 anos. Está agendada reunião com o deputado Rafael Motta ((PROS/RN)).
Ainda sobre os encontros do deputado e vice-líder do (PROS) na Câmara, ele se reuniu na manhã desta segunda-feira (23), com a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, professora Ângela Paiva, para conhecer novos projetos de pesquisa e expansão da instituição no Estado. Durante a reunião, o parlamentar se comprometeu a levar pleitos da UFRN ao Ministro da Educação Cid Gomes, que é correligionário dele no (PROS).
Finalmente o clipping destaca que o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio ((PROS)), foi recebido em audiência na Prefeitura de Paris, França, no último sábado, 21, pelo vice-prefeito Jean-Louis Missika, que coordena os projetos de Urbanismo e Arquitetura da Grande Paris (área equivalente à Região Metropolitana de Fortaleza). Durante a passagem pela capital francesa, RC conheceu os programas de compartilhamento de carros elétricos da região, que funciona há três anos, além do modelo de bicicletas compartilhadas.
CONFIRA O LINK DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PARA HOJE:
Reuniões da Câmara passam a ser no período matutino a partir de 1º de maio http://bit.ly/1AFxVQv
Caicó: Presidente da Câmara classifica mensagem anual do prefeito de “tímida” http://bit.ly/18h6NhI
Líderes definem presidentes de comissões na quinta-feira http://bit.ly/1zCldzd
Líder do PMDB confirma Hugo Motta como presidente da CPI da Petrobras http://bit.ly/1Go1fNp
Governo intensifica ações de combate à seca no CE (Política) http://bit.ly/1AFBbeM
Regra do Fies muda. Inscrição é reaberta http://bit.ly/1EqNDBN
Ministério da Educação abre inscrições para o Fies http://bit.ly/1BLLpNI
Reforma política começa a ser discutida amanhã em Brasília http://bit.ly/1BLPWQh
Câmara votará projeto que dificulta fusão de partidos http://bit.ly/1zcpXuj
Entidades pedem apoio aos deputados federais do Rio Grande do Norte (RN) contra a PEC da Bengala http://bit.ly/18hb6JQ
Rafael Motta levará pleitos da UFRN ao ministro Cid Gomes http://bit.ly/1D6WYu4
Ações de educação disparam após MEC limitar alterações ao Fies http://bit.ly/1w6FpYz
Prefeito analisa compartilhamento de carros elétricos em Fortaleza
http://bit.ly/1zcrLDJ


