O clipping desta quarta-feira (25) destacou publicações da mídia sobre ações do PROS na Câmara dos Deputados. Além disso, dois temas de extrema importância e grande debate atual, foram mencionados: reforma política e a aproximação da Executiva com os líderes dos partidos da base aliada.
A discussão em torno do Aquário Ceará já chegou na Câmara Municipal de Fortaleza. O presidente da CMFor, Salmito Filho (PROS/CE), defendeu a construção do empreendimento porque acredita que ele será “um equipamento público fundamental para a economia de Fortaleza”.
A Câmara dos Deputados aprovou, ontem (24), o projeto que tipifica como crime a venda ou fornecimento de bebida alcoólica a menores de 18 anos. De acordo com o texto, que segue para sanção presidencial, quem vender ou fornecer bebida alcoólica a essa faixa etária poderá pegar de dois a quatro anos de prisão e está sujeito a uma multa de R$ 3 mil a R$ 10 mil. De acordo com o Deputado Hugo Leal (PROS/RJ), a legislação atual trata a venda de bebida alcoólica como contravenção – e não crime – e não cita especificamente a possibilidade de ela gerar dependência.
O Ceará está em alerta com a previsão de chuvas irregulares, o que complica ainda mais o abastecimento da água no estado. O deputado estadual e a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará vão começar uma campanha de conscientização, junto aos veículos de comunicação, para que a população cearense faça o uso racional da água, principalmente no município de Fortaleza.
Outro tópico bastante discutido é a reforma política e Valtenir Pereira (PROS/MT) já se posicionou perante o assunto. O deputado é contra a coincidência das eleições. “A eleição de dois em dois anos é importante porque o debate é frequente”, argumenta Pereira. “Acho saudável, apenas separando as datas da eleição para cargos do Poder Executivo e para o Parlamento”, concluiu. Na visão de Valtenir, da forma como é hoje – eleições para o Congresso Nacional e para presidente e governadores na mesma data – os legislativos são coadjuvantes em suas propostas e o protagonismo fica com os cargos do Executivo.
O jornal O GLOBO publicou a discussão dos deputados sobre as MPs do governo. Os aliados da base também cobraram flexibilizações nas regras que restringem o acesso a benefícios sociais, incluídas em duas medidas provisórias (MPs). Depois das primeiras reuniões, o consenso no governo é que só há uma alternativa para aprovar as medidas: ceder. O deputado Hugo Leal (PROS/RJ), vice-líder do governo, começou o discurso com: “O governo não é do PT, é de uma coalizão de partidos. Essas propostas tinham que ter sido discutidas antes”.
Debater o mérito das questões para que a Base aliada possa dar sustentação política ao Governo foi o principal avanço da primeira reunião dos líderes partidários com o Ministro de Articulação Política. Ficou acordada a realização de uma reunião semanal, todas às terças-feiras, às 10h30min, que analisará a pauta da semana na Câmara dos Deputados e questões políticas que surjam. Para o Deputado Domingos Neto (PROS/CE), líder do PROS na Câmara, “a aproximação do Executivo com os líderes partidários é necessária para que o congresso possa participar e contribuir com os projetos importantes para o País. O dialogo apara as arestas, desfaz equívocos e nos faz avançar na governabilidade republicana.”
LEIA AS NOTÍCIAS COMPLETAS ATRAVÉS DOS LINKS ABAIXO:
Salmito defende “Acquario Ceará” e pede debate com “riqueza de argumentos”
http://bit.ly/1Bbz1VY
AL encabeçará campanha sobre uso da água do CE
http://bit.ly/1zGW2M2
Sociedade civil será chamada para discutir reforma política
http://bit.ly/1ais62Y
Cenário sombrio
http://bit.ly/1FXbwmj
Pena de prisão para quem der bebida alcoólica a menor
http://bit.ly/17WQ9mb
Base aliada e articulação política do governo criam Fórum de Coresponsabilidade
http://bit.ly/1BSDjmk


