Com a realização da Copa do Mundo no Brasil, o comércio e os serviços públicos adotarão um horário diferenciado durante todo o evento que começa no nesta quinta-feira, 12 de junho, e segue até o dia 13 de julho. As 12 cidades-sede do mundial definiram um cronograma próprio de feriados e horários de trabalho durante os dias dos jogos da Copa 2014.
A Lei Geral da Copa diz que os estados, o Distrito Federal e os municípios que sediarão os jogos do mundial podem declarar feriado ou ponto facultativo nos dias em que as partidas ocorrerem em seu território. Há ainda um horário especial para os dias dos jogos da seleção brasileira, que na primeira fase entra em campo nos dias 12, 17 e 23 de junho.
Em dias de jogos do Brasil, os órgãos públicos federais funcionarão até às 12h30, e nos jogos sem a participação da seleção brasileira, o expediente será normal. Os serviços essenciais, como os setores de saúde e segurança, funcionarão normalmente.
O setor privado também adotará horários diferenciados durante a Copa 2014. Os bancos deverão atender ao público em horário diferenciado nos dias de jogos da seleção brasileira. Se as prefeituras das cidades-sede da Copa decretarem feriado, os bancos deverão fechar, seguindo o decreto municipal. Se não houver feriado, as agências bancárias deverão abrir das 8h30 às 12h30, de acordo com o horário de Brasília.
Já os Shoppings centers deverão funcionar normalmente durante o mundial do futebol, no entanto, deverão fechar entre 30 minutos e uma hora antes dos jogos do Brasil, reabrindo logo após o término das partidas. Os restaurantes que tiverem entrada independente do shopping continuarão funcionando durante os jogos da seleção brasileira.
12.06.2014
Foto: Sugiro uma arte da Copa no Brasil


