Informar e conscientizar a população sobre os benefícios de diagnosticar precocemente as doenças reumáticas, é o objetivo do deputado federal Felipe Bornier (PROS-RJ). Nesta quinta-feira (06/07), a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, aprovou o Projeto de Lei 8.202/14, de autoria do parlamentar, que institui o Dia Nacional de Conscientização sobre as Doenças Reumáticas.
Pela proposta, a data será comemorada sempre no dia 15 de setembro. De acordo com Felipe Bornier, esse é um pedido antigo da Associação Nacional de Grupos de Pacientes Reumáticos (Anapar), em conjunto com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).
“Essas instituições salientam a necessidade de se promover maior visibilidade das doenças reumáticas com o objetivo de conscientizar a população a procurar precocemente profissionais especialistas”, destacou.
O Ministério da Saúde estabeleceu 30 de outubro como Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo. Mas, o deputado ressalta que a causa merece mais atenção e conscientização por parte da população.
“Em outubro já temos um grande número de datas comemorativas relacionadas a outras questões de saúde. Além disso, o termo ‘reumatismo’ não se mostra adequado. Traz uma conotação de doença ligada à idade que faz com que os jovens não se sensibilizem com a causa. Queremos que a data sirva para sensibilizar e conscientizar todas as pessoas. Milhões de brasileiros sofrem com doenças reumáticas, precisamos ampliar esse debate”, justificou Felipe Bornier.
Tramitação:
A CCJC aprovou o parecer do relator, o deputado Ronaldo Fonseca (PROS/DF), que considerou a proposta de Felipe Bornier constitucional e relevante. Agora a matéria segue para análise do Senado Federal.
Ascom do Parlamentar

