“Continuamos estagnados entre os piores”, diz Gastão ao lamentar desempenho do Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes

Dados da edição 2018 do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês) divulgados nesta terça-feira, 03, apontam que mais de dois terços dos estudantes brasileiros de 15 anos têm um nível de aprendizado em matemática abaixo do básico considerado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).  O Pisa é a principal avaliação da educação básica no mundo.

Conforme o resultado, o Brasil perdeu colocações na avaliação aparecendo entre as 20 piores posições no ranking. O exame acompanhou o desempenho dos alunos em três áreas:  matemática, ciências e leitura.

O desempenho dos estudantes do país foi comentado pelo deputado federal Gastão Vieira (PROS-MA), que é um dos maiores defensores da bandeira da educação básica no Congresso Nacional. “43% dos brasileiros não aprenderam o mínimo de Leitura, Matemática e Ciências, ou seja, o resultado da avaliação internacional mostra, infelizmente, que continuamos estagnados entre os piores. O Pisa incluiu 10 mil alunos de escolas públicas e privadas. O mais preocupante ainda é que o desempenho das escolas privadas também está abaixo das escolas privadas dos outros países que participaram do Pisa”, afirmou o deputado.

O parlamentar lamentou o resultado reforçando a importância do conhecimento para o futuro do país. “No quesito Leitura, melhor desempenho ou seria menos ruim, já que metade não atingiu a nota mínima. Não conseguiu nem identificar a ideia principal num texto. Em ciências, 55,3% não conseguiram o mínimo. E em matemática, 68,1 também ficaram abaixo do mínimo. E sem conhecimento, os reflexos acabam fechando as portas de um futuro digno para esses cidadãos”, acrescentou Gastão.

 

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