Dilemário Alencar, 51, natural de Campos Sales (CE), chegou ao Mato Grosso com seis anos de idade. “Sou cuiabano e mato-grossense de coração”, enfatiza. Não é à toa que ele foi homenageado com o título de cidadão Cuiabano e Mato-grossense e é pela terceira vez vereador da capital Cuiabá. “Faço política há 25 anos e é possível fazer com honestidade”, afirma Alencar.
Ele é formado em administração, foi bancário e sindicalista. Durante sua juventude participou ativamente de grêmios estudantis e começou a militância sindical em 1992, quando foi eleito presidente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso. Foi secretário adjunto da Secretaria Municipal de Assistência Social, presidente do Instituto Municipal de Previdência Social, Secretário Municipal de Governo e Secretário Municipal de Trabalho e desenvolvimento da Prefeitura de Cuiabá.
Dilemário veio para o PROS por conta das bandeiras do partido, como as propostas de combate a alta carga tributária, geração de empregos, defesa da saúde e luta por uma segurança pública eficiente. Por se identificar com essas causas ele fez contato com o presidente Euripedes Junior, “falei sobre meu interesse na legenda e me coloquei à disposição do partido”. Logo depois, em março de 2016, ele se tornou o presidente estadual do PROS Mato Grosso.
O vereador destaca que sua gestão está na linha desenvolvimentista e vai contra a corrupção. “Aquilo que é bom para a população a gente tem apoiado, o que é contrário a ela a gente tem levantado a voz e se posicionado contra.” Alencar não abre mão da participação popular na luta contra a corrupção, “à medida que o povo elege políticos comprometidos, o povo muda o país, o estado e a cidade. Se melhorarmos a representatividade, melhoramos o país”.
Para o presidente, o PROS é um partido em que a democracia e o debate de ideias prevalece. Por isso eles estão conversando com outras legendas para firmar uma aliança proporcional, que fortaleça as propostas do PROS nos municípios, assim como o movimento jovem e o PROS Mulher. Ainda este ano, eles pretendem fazer uma reunião e a eleição do diretório regional, pois para o presidente, “a única maneira de tornar a sociedade mais justa é através da política”, afirma.
“Estamos trabalhando ativamente para desenvolver o estado. O Mato Grosso é forte na agricultura, mas precisa melhorar muito na questão da infraestrutura, saúde, segurança pública, geração de emprego para a juventude”, aponta ele. Entre as bandeiras levantadas pelo PROS no estado estão: a modernização do transporte coletivo, combate a alta carga tributária, a defesa e luta pela valorização dos servidores e o combate à corrupção.
Um dos desafios que a executiva tem pela frente é chegar aos vários municípios do estado, levando em conta a vasta extensão territorial do Mato Grosso, pois algumas cidades estão a 1.300km da capital. Outro objetivo a ser alcançado é a formação de uma chapa pura para deputado federal e estadual alinhada com a proposta do partido. Com otimismo Dilemário diz: “Com compromisso de fazer a boa política, qualquer dificuldade vai ser superada. Eu acredito que o PROS no Mato Grosso vai ser vitorioso. ”
Para 2018, “só vamos apoiar um candidato a governador que tenha um programa de governo de acordo com os nossos valores, alguém que tenha compromisso com as bandeiras do PROS Mato Grosso. E o que me motiva a seguir na política é saber que é possível fazê-la com honestidade e assim ajudar o país e o povo a ter uma vida melhor. ”, enfatiza Alencar.

