Com objetivo de conhecer o espaço e trazê-lo para o Amapá, a deputada estadual Edna Auzier (PROS/AP) viajou a Brasília para participar da inauguração da segunda unidade da Casa da Mulher Brasileira, que aconteceu na tarde desta terça-feira (02). A Casa reunirá, em um único local, vários atendimentos humanizados às mulheres vítimas de violência, tais como delegacia, juizado, defensoria pública, apoio psicossocial e outros.
O programa é uma iniciativa do governo federal e há quatro meses inaugurou sua primeira unidade, em Campo Grande (MS), onde já atendeu 2.500 vítimas. Após Brasília, a próxima casa a ser inaugurada ainda este ano será em São Luís (MA) e até o final do ano serão inauguradas outras duas unidades na Bahia e no Ceará. Já nas capitais Curitiba (PR), Vitória (ES), São Paulo (SP) e Boa Vista (RR), as obras serão retomadas e iniciadas o mais breve possível. Em Palmas (TO), Rio Branco (AC), Belém (PA), Maceió (AL) e Porto Alegre (RS), as obras estão na fase de licitação. “Infelizmente nosso estado ainda não está incluso para começar a construção do espaço, precisamos correr atrás para iniciá-la o mais rápido possível” destaca a deputada.
Através de uma parceria entre União e entes federativos, o governo federal cede o terreno e custeia a obra, licitada pelo Banco do Brasil. O estado ou município participa com os servidores de serviços essenciais como limpeza, copa e transporte.


