Evento levantou os principais pontos sobre o tema
No sábado (25), no Plenário da Câmara Municipal de Ipatinga (MG), aconteceu o “1o Seminário Estadual de Reforma Política e Participação Popular”, organizado com intuito de capacitar lideranças, discutir possíveis mudanças na legislação eleitoral e debater os reflexos nas próximas eleições. O seminário reuniu prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, pré-candidatos às eleições 2016, lideranças e diversos outros representantes.
Participaram da mesa de trabalhos do seminário, o cientista político Felipe Espirito Santo, que também é secretário de Relações Institucionais do PROS Nacional; o controlador de contas eleitorais do TRE-MG – Júlio César Diniz Rocha, o Juiz Eleitoral da comarca de Ipatinga, José Maria Moraes Pataro e o presidente estadual do PROS Gustavo Pires.
O evento foi realizado pela deputada estadual Rosângela Reis (PROS/MG), que destacou o intuito de aproximar a população dos temas em pauta, bem como de aspectos a serem considerados pelo Congresso Nacional.
Ela também defendeu uma maior participação feminina na política. “Acredito ser muito importante que as premissas da reforma garantam competitividade entre os candidatos e representatividade plural respeitando minorias”, frisou.
Seguindo a ordem da palavra, o juiz eleitoral José Pataro abordou a importância de se respeitar e seguir orientações e determinações legais relativas à legislação eleitoral. No mesmo tom, o controlador de contas eleitorais do TRE, Júlio César Rocha, trouxe importantes informações técnicas a respeito da prestação de contas a serem realizadas pelas comissões provisórias municipais e candidatos. Ele também ponderou juridicamente sobre a reforma política.
Apresentando estatísticas que simularam cenários com aplicações de possíveis novas regras eleitorais, Felipe Espirito Santo comentou sobre os três principais pontos em discussão: financiamento de campanha e os sistemas eleitoral e partidário.
O secretário de Relações Institucionais do PROS Nacional, também estimulou uma reflexão junto aos presentes para que a reforma seja pensada de forma a respeitar princípios constitucionais, a pluralidade tanto geográfica quanto ideológica e finalmente as minorias. “É necessário termos uma percepção se de fato exigi uma mudança radical do sistema político ou é mais importante uma mudança na conduta ética na política e dos atores políticos”, disse.
Iniciativa que faz a diferença
O presidente estadual do PROS-MG, Gustavo Pires também fez questão de prestigiar o evento. “Este tipo de ação contribui para o fortalecimento partidário. Estamos buscando fazer do PROS em Minas uma das maiores forças políticas do Estado”, comentou.
Para o presidente nacional do PROS, Euripedes Junior, o encontro, liderado pela deputada estadual Rosangela Reis (PROS/MG), fortalece não só nas questões partidárias, mas também o debate com a sociedade. “É gratificante para o PROS ver iniciativas como essa que chegam a ser suprapartidárias abraçando a todos, independentemente de ideologia ou agremiação”, elogiou.


