Como parte da agenda de visitas realizadas para saber como se encontram os órgãos do governo e prefeitura, as deputadas estaduais, Luciana Gurgel (PHS) e Edna Auzier (PROS/AP), visitaram nesta quarta-feira (15), o Departamento de Trânsito do Estado do Amapá (DETRAN).
Conduzidas pelo Diretor Administrativo, Inácio Maciel e o Diretor Adjunto, Coronel José Furtado, as parlamentares conheceram as instalações, os planos de ações educativas da Autarquia a serem desenvolvidos no Estado, bem como a qualidade dos serviços oferecidos.
A reunião teve como objetivo discutir melhorias para o DETRAN. Na ocasião, foi feita uma avaliação dos trabalhos desempenhados nos últimos meses e tratadas questões referente a reforma que será está sendo realizada no órgão, na qual está prevista a construção de um novo módulo para atendimento ao público.
O diretor adjunto do órgão, Coronel José Furtado destacou ainda a necessidade de ampliação do atendimento e contratação de mais profissionais para integrar o quadro funcional administrativo – já que, o Governo do Estado recebeu uma reivindicação do órgão referente à contratação de pessoal.
Durante a conversa, a deputada Luciana Gurgel enfatizou a importância das ações na região, considerando o aumento de 300 mil veículos na frota do município de Macapá. “Temos que motivar as ações na região, para ajudar a prevenir futuros acidentes uma vez que a frota de veículos aumentou consideravelmente”, disse – Para a parlamentar é de extrema importância que mais reuniões como essas sejam realizadas no intuito de promover um trânsito livre de acidentes em todo o Estado.
“Eu me coloco a disposição do Detran-AP, para que possamos discutirmos estratégias tanto para melhoria das vias dos municípios quanto para conscientização do usuário de trânsito”, disse a deputada.
Durante a reunião, a deputada Edna Auzier sugeriu ao diretor da Autarquia, a doação dos veículos que se encontram abandonados nos depósitos, para serem utilizados nas delegacias, hospitais, escolas e igrejas do Estado. Somente após irem a dois leilões, podem ter um destino autorizado pela justiça.
De acordo com o Diretor Administrativo, após receber o comando da Autarquia, em 2015, encontrou um déficit de aproximadamente R$ 11 milhões deixados pela gestão anterior. Como medida emergencial para recuperar a economia do órgão, o governo do estado fez um repasse aos cofres do DETRAN de R$ 3 milhões. ”Toda ajuda é bem vinda. Iremos prosseguir com as atividades educativas de prevenção, para evitar maiores acidentes de trânsito e melhorar cada vez mais o atendimento ao público”, concluiu o Diretor.
O DETRAN é responsável pela administração da frota de veículos nos Estados, incluindo registros, emplacamentos e verificação dos itens de segurança obrigatórios. Cabe também aos DETRANs a formação, habilitação e controle dos motoristas.
Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Gabinete da Deputada Estadual Luciana Gurgel
Fonte: Ascom/Dep. Luciana Gurgel – PHS


