Durante reunião ordinária da Comissão de Segurança Pública (CSP), da Assembleia Legislativa de Rondônia, o presidente do colegiado, deputado estadual Anderson Pereira (PROS-RO), recebeu o comandante da Polícia Militar, Mauro Ronaldo, juntamente, com a secretária de Justiça, Etelvina Rocha e a presidente do Singeperon, Daiane Gomes, para debater temas que envolvem a segurança em escolas públicas e unidades prisionais do Estado.
Na ocasião, Anderson lamentou a onda de crimes que vem ocorrendo em diversas escolas públicas da Capital, que tem causado terror em alunos e servidores. O parlamentar citou o último furto praticado na escola Estadual John Kennedy, localizada na região Central de Porto Velho ocorrido na última semana, que resultou no cancelamento de aulas, por conta de danos praticados no sistema de energia elétrica. “ Temos defendido o retorno dos vigilantes nas instituições de ensino, pois entendemos que a vigilância física poderá impedir roubos, furtos e outros tipos de ações”, destacou o deputado.
Unidades Prisionais
No que tange ao sistema prisional, o deputado Anderson, que recentemente visitou algumas unidades prisionais no país, dentre elas o complexo de Bangu, localizado no Oeste fluminense, propôs que a Sejus, juntamente com o Governo, construa uma contenção nos muros dos presídios rondonienses, similar aos da casa de detenção carioca, visando coibir lançamentos de objetos ilícitos como: cordas para fugas, armas e drogas.
Na oportunidade, a secretária Etelvina Rocha adiantou sobre as mudanças que irão ocorrer em algumas unidades da Capital. “Pandinha vai abrigar apenas presos com penas próximas de serem a cumpridas, as demais unidades vão abrigar reclusos por classificação”, adiantou a gestora.

