O deputado estadual Lauro Davi (PROS-MS) apresentou na última terça-feira (08), um projeto de lei que institui campanhas de mobilizações para a doação de medula óssea, no estado do Mato Grosso do Sul.
O parlamentar apresentou o projeto com o objetivo de instituir campanhas de incentivo, esclarecimento, divulgação e conscientização para aumentar o número de doadores de medulas no estado.
O projeto de lei define uma integração da população com a rede de hemocentros e uma articulação das áreas de governo e da sociedade para divulgar os procedimentos de doação.
A proposta também autoriza o Poder Executivo a implantar o serviço de transplante de medula óssea e o laboratório de células tronco-hematopoiéticas nos Hospital Regional de Mato Grosso do Sul. Além disso, a proposta autoriza o governo a formar um banco de doadores cadastrados.
O deputado Lauro Davi afirma que com a divulgação e o incremento das campanhas, a possibilidade de se encontrar um doador compatível aumenta, uma vez que as pessoas com 18 e 55 anos de idade, que não apresentem doenças infecciosas ou hematológicas, são consideradas potenciais doadoras.
“Acredito que com a aprovação desse projeto de lei, muitas pessoas que estão na espera de um doador compatível, poderão encontrar de forma mais rápida, o que certamente colaborará para salvar vidas”, afirmou o deputado.



