O deputado Eros Biondini (PROS-MG) disse estar “indignado” com o anúncio do corte orçamentário da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad), vinculada ao Ministério da Justiça. O pronunciamento aconteceu nesta quarta-feira (4) no Plenário da Câmara dos Deputados.
“Atualmente, apenas sete mil vagas são recepcionadas pelo governo federal por meio do orçamento destinado às vagas sociais em comunidades terapêuticas. Agora, a secretaria vem nos informar um corte de 41% em seu orçamento, ou seja, apenas quatro mil vagas serão ofertadas”, disse Biondini.
Indignação
Presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Comunidades Terapêuticas, Acolhedoras e APAC’s da Câmara, Biondini criticou a canalização dos recursos para o setor. “Não querem recuperar nossos jovens, estão com esse corte, na verdade, contribuindo para o aumento da violência e da criminalidade”, criticou.
Dados
E os números são assustadores, explica Biondini. “Hoje, temos pelo menos dois milhões de famílias que sofrem com filhos viciados em crack, sem considerar outras drogas”, ressaltou.
“Essas comunidades acabam fazendo o trabalho do governo federal, infelizmente. Elas acolhem 100 mil jovens, homens e mulheres, adolescentes e crianças, o que corresponde a apenas 5% do total de vítimas das drogas, mas com o sucesso de recuperação de até 70%, como nas comunidades das Fazendas da Esperança”, comentou.
Confenat
Em nota, a Confederação Nacional de Comunidades Terapêuticas (Confenact) lamentou o corte anunciado: “Lamentamos pelo expressivo corte. Independentemente de tudo, continuaremos lutando nas próximas semanas e meses para que o orçamento seja recomposto, para termos mais vagas contratadas”.
“Quando tiramos um jovem das ruas, estamos diretamente ajudando a sua família, como também a comunidade em geral, economizando na política pública de segurança, nas cadeias e penitenciárias. Mas, parece que o governo não se importa, prefere mostrar dados das pessoas que estão sendo vítimas de violência e criminalidade, enquanto apontamos o caminho correto”, finalizou Biondini.
Fonte: Redação/Pros

