Na Semana do Jovem Eleitor – que começou nesta segunda, 28, e vai até o dia 1º de abril – a expectativa é intensificar o compromisso da população jovem com o voto nas eleições de 2016, e com a política brasileira.
A Justiça Eleitoral criou a proposta para estimular os adolescentes entre 15 e 17 anos a retirar o primeiro título de eleitor e participar das eleições deste ano.
O deputado federal Eros Biondini (PROS-MG) tem uma longa trajetória na luta a favor de jovens mais saudáveis e participativos na política. Ele foi secretário de Esportes e da Juventude entre 2012 e 2013.
Eros é um grande divulgador da Jornada Mundial da Juventude – que se trata do maior encontro internacional de jovens com o Papa e acontece de três em três anos.
Biondini também possui uma co-relação com programas que atendem jovens no intuito da prevenção ao uso das drogas em todo o estado de Minas Gerais.
O deputado participa atualmente da Comissão de Enfrentamento a Homicídios de Jovens e também desenvolveu uma parceria com a União Pan-Africana da Juventude com o objetivo de trazer de fora experiências de combate a violência contra os jovens.
Para ele, o Brasil precisa de uma profunda e radical mudança política. “Sem a participação dos jovens é impossível a mudança plena. Precisamos de uma nova geração de políticos com mentalidade nova, postura nova e a coragem própria da juventude”.
Nessa semana do Jovem Eleitor, Biondini deixou uma mensagem para a juventude brasileira: “Vocês são a esperança do brasil, são a esperança dos seus estados, a esperança de suas cidades. Como dizia o Papa João Paulo II para nós em 2000 na Itália no Jubileu da Juventude, “Se vocês forem aquilo que vocês são capazes de ser, se vocês souberem a força que vocês têm, vocês encandearão o mundo”.



