A requalificação ambiental e paisagística, do Dique do Cabrito, entre os bairros de Marechal Rondon e Alto do Cabrito, em Salvador, foi solicitada ao governo do Estado pelo deputado David Rios (PROS/BA), através de indicação apresentada na Assembleia Legislativa.
Além de melhorar a qualidade de vida daquela comunidade, a requalificação vai despoluir as águas do dique, instalar equipamentos comunitários e otimizar a iluminação pública, principalmente nas proximidades do Campo da Arena do Dique, palco de um disputado campeonato de futebol amador, que chega a reunir até duas mil pessoas nos jogos mais disputados.
Em alguns períodos do ano, o dique fica coberto das plantas baronesas, um indicativo da poluição de suas águas. Por conta disso, as muriçocas costumam tirar o sono e o sossego dos moradores do Alto do Cabrito. O parlamentar, que também é médico, alertou para o risco de dengue no local, pois o ambiente é favorável à infestação do mosquito transmissor da doença.
Segundo David Rios, “a limpeza do Dique é apenas uma medida paliativa e emergencial, já que os problemas podem ressurgir no período de chuvas”, observa o deputado, acrescentando que é preciso uma solução permanente para despoluir as águas. David Rios defende que as grandes obras de infraestrutura paisagística, como a da revitalização da orla marítima, contemple também os bairros periféricos da cidade.
Fonte: Assessoria da Assembleia Legislativa da Bahia


