Deputado estadual do PROS é homenageado por ações em defesa dos direitos humanos no Brasil
O deputado estadual Francisco Guerra Neto (PROS/RR), com sete mandatos consecutivos, recebeu do presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB), a comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara em reconhecimento pela contribuição relevante à defesa dos direitos humanos no Brasil.
Há 24 anos, Guerra Neto conseguiu tirar da prisão mais de mil brasileiros detidos injustamente. “Já recuperei presos que tinham sido extremamente mal tratados pela polícia”, contou.
De acordo com o deputado, em cidades vizinhas como, por exemplo, Puerto Ayacucho na Venezuela, policiais locais autorizavam que brasileiros trabalhassem nos garimpos com a condição de pagar uma taxa com o ouro garimpado, o que gerou um grande conflito entre os oficiais e os trabalhadores.
Em defesa aos direitos humanos, o deputado Francisco Guerra dedicou anos de sua vida para salvar garimpeiros, índios e brasileiros de detenções indevidas. “Cheguei a alugar uma casa para abrigar mais de 20 brasileiros que retirei de uma penitenciária na Venezuela”, declarou o deputado.
Para o presidente do Conselho da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, senador Cristovam Buarque (PDT), o homenageado é exemplo de defesa dos direitos humanos e orgulho para todo o Brasil.



