Deputado federal Ronaldo Fonseca apresenta propostas para trânsito de motocicletas no DF

MG_8903I-670x377

Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Motociclistas, o líder do PROS na Câmara, deputado Ronaldo Fonseca (DF), sugeriu a criação de bolsões exclusivos em estacionamentos e semáforos para as motocicletas.

Além disso, o parlamentar defendeu o Projeto de Lei 3245/15, de sua autoria, que divide em três o número de categorias de habilitação para as motocicletas, levando em consideração a potência.

Em reunião com a diretoria do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), Fonseca defendeu a implementação de bolsões exclusivos, como já acontece na região metropolitana de São Paulo.

O parlamentar disse concordar também com a utilização pelas motocicletas da linha verde exclusiva, popularmente conhecida como corredor dos ônibus.

Novas categorias

O projeto de lei de Ronaldo Fonseca propõe graduar as exigências da habilitação conforme a potência dos veículos motorizados de duas rodas, alterando o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9503/97), para prever três categorias de habilitação para motocicletas, sendo: A1 (até 300cc), A2 (até 700cc) e A3 (para todas as categorias e sem restrição de cilindrada).

“A ideia é exigir maior preparo para os condutores de motos, considerando que, conforme as cilindradas, a moto aumenta de tamanho, peso e potência, e isso muda completamente a maneira de conduzi-la”, ressaltou Fonseca.

Opinião

De acordo com Jayme Amorim, diretor-geral do Detran-DF, o órgão defende, ainda que inicialmente, a ideia. “Será significativo na redução de acidentes, na medida em que exige melhor preparo dos motociclistas para pilotar”, disse.

Em relação aos bolsões, o diretor disse que há estudos sendo feitos para a sua criação em estacionamentos públicos, e informou ainda que já há alguns bolsões de semáforos no Distrito Federal.

Amorim disse, no entanto, que ainda não há estudos comprovando a eficiência dos mesmos na redução de acidentes.  “Queremos avaliar os estudos sobre o tema para decidirmos se a proposta é viável para o Distrito Federal”, afirmou.

Estudos

Fonseca apresentou um estudo da Companhia de Energia de Tráfego de São Paulo que indica que lá os bolsões de semáforos ajudaram a reduzir acidentes envolvendo motociclistas.

Amorim prometeu cobrar estudos do órgão para o caso e fazer uma campanha para divulgar a existência dos bolsões já existentes.

Quanto à utilização da linha verde pelos motociclistas, o diretor prometeu analisar melhor a ideia, considerando que a faixa é ocupada por veículos pesados, longos e que trafegam quase sempre no limite de velocidade da via, o que poderia representar risco para os motociclistas.

Além de Jaime Amorim, participaram da reunião Silvain Fonseca, Diretor de Policiamento e Fiscalização do Detran-DF, Araújo, chefe de núcleo e agente de trânsito do órgão, e Cláudio Renato, presidente da Associação de Trabalhos de Assistência aos Motociclistas do Distrito Federal (Atam).

Fonte: Redação/Pros

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS

Receba nossas atualizações e notícias

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Notícias

PROS está com Lula, em Goiás e no Brasil!

Hoje, na sede nacional do PROS, reuniram-se a presidente do PT Goiás, Katia Santos e o presidente nacional do PROS, Eurípedes Junior, para tratar sobre

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento está online para atender ao público.
? Olá em que posso ajudar?

ACESSAR SGP