Por meio de Projeto de Lei, o deputado estadual Professor Júnior Geo (PROS-TO) propôs a criação do mês de combate à violência contra a pessoa idosa, denominado “junho Violeta/Prata”, no Tocantins. A proposta visa sensibilizar e alertar a população sobre a importância do respeito à integridade da pessoa idosa.
Para o deputado, a violência contra o idoso é um assunto que merece ser tratado de forma especial em virtude do grande número de casos registrados no Tocantins. “O mês de junho representará o momento no qual serão reunidos esforços visando a conscientização da população sobre o assunto e a divulgação dos meios e dos canais destinados à denúncia de condutas que impliquem agressão aos seus direitos”, destacou o parlamentar.
Conforme a Organização das Nações Unidas do Brasil (ONUBR), o número de denúncias aumentou nos últimos anos. Em 2017, o número de pessoas com mais de 60 anos superou os 30 milhões. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2031, a quantidade de idosos vai superar a de crianças e adolescentes.

