Aproveitando o momento em que se propõe um debate mais aprofundado sobre a conscientização do Transtorno do Espectro Autista, o deputado estadual Professor Júnior Geo (PROS-TO) sugeriu ao Executivo Estadual, a aplicação da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) nas escolas do Tocantins.
O parlamentar destaca que o uso do método com crianças tem o objetivo de integrar a criança à comunidade da qual ela faz parte. “A ABA contribui de forma efetiva para o desenvolvimento de estudos. Seu benefício não está somente na vida familiar da criança, mas em todos os outros aspectos, como na escola, na interação social”, explica o deputado.
A Análise do Comportamento Aplicada, Applied Behavior Analyses, em inglês, é um conjunto de técnicas e procedimentos advindos de um campo específico da psicologia comportamental. A intervenção com o método deve ser o mais precoce possível, beneficiando diretamente as crianças e adolescentes.
Após um planejamento e uma avaliação, são criados planos educacionais direcionados a dificuldades de aprendizagem, dificuldades emocionais, e dificuldades sociais e de comunicação. A análise do comportamento busca ensinar qualquer tipo de habilidade para a criança, inclusive o reconhecimento de emoções e o comportamento emocional propriamente dito.
Durante toda a terapia e acompanhamento escolar, atenção social intensa é dada à criança, de modo a tornar a interação com o outro interessante. As habilidades de comunicação, por sua vez, são ensinadas passo a passo, iniciando pelo aprendizado de pedidos e repetição de palavras.

