A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) aprovou nesta semana o requerimento protocolado pelo deputado estadual Soldado Fruet (PROS-PR) que solicita assistência ou internação domiciliar, denominada “home care”, para os policiais militares que vierem a sofrer ferimentos em serviço.
Segundo o deputado do PROS, o motivo desta solicitação é a complexidade do exercício da função, uma vez que os policiais militares estão sujeitos à ocorrência de danos físicos em situações como acidentes ou troca de tiros em confrontos com criminosos, saindo desses embates, muitas vezes, com sequelas ou a necessidade de longos períodos de reabilitação domiciliar. “A assistência domiciliar vai assegurar aos agentes lesionados a possibilidade de uma reabilitação com dignidade, no aconchego de seus lares, o que abreviará o tempo de sua recuperação”, destacou Soldado Fruet.
O parlamentar relata que muitos policiais feridos acabam recorrendo às doações solidárias para custear o tratamento médico. “Atualmente, os policiais militares feridos, seus familiares ou amigos costumam recorrer a vaquinhas e dependem da solidariedade da sociedade para custear os tratamentos médicos, muitas vezes caríssimos. No entanto, às vezes leva muito tempo até a vítima conseguir o valor para realizar todos os procedimentos necessários para restabelecer sua saúde e, em alguns casos mais graves, garantir a própria sobrevivência”, ressalta o deputado.
Fruet lembra que, a iniciativa é mais uma entre as diversas demandas que ele tem defendido no legislativo paranaense em busca de proporcionar benefícios à categoria. “O home care é mais um entre os benefícios que estou pleiteando para melhorar as condições de trabalho e amparar os servidores da nossa Polícia Militar, que tanto se dedicam e arriscam suas vidas enfrentando a bandidagem para proteger a população do nosso Estado”, completou o parlamentar.

