Em reconhecimento à atuação dedicada à educação e na luta pelos direitos das mulheres, o deputado federal Toninho Wandscheer (PROS-PR), indicou o nome da professora Lirani Maria Franco para receber, in memoriam, o Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós 2019, uma homenagem concedida pela Câmara dos Deputados, às mulheres que tenham contribuído para o pleno exercício da cidadania e para a defesa dos direitos da mulher e das questões de gênero no Brasil. A premiação deste ano recebeu 26 candidatas, mas apenas cinco serão finalistas
A indicada de Toninho Wandscheer era professora de Matemática. Foi na sala de aula que Liani percebeu de forma ainda mais forte a necessidade de defender os direitos das mulheres dando início à luta pelo empoderamento feminino. “A premiação vem consolidar a carreira da professora Lirani, em reconhecimento não só pelo trabalho realizado como educadora, mas pela pessoa que foi, extremamente cuidadosa, acolhedora e agregadora. Merece o prêmio por ter cumprido sua missão de maneira exemplar, deixando escrita sua história na Educação Paranaense, defendeu o parlamentar.
Biografia
Lirani Maria Franco entrou na vida política e por duas vezes exerceu o cargo de vereadora na cidade de Fazenda Rio Grande, na Grande Curitiba. Suas principais bandeiras eram a educação pública de qualidade, a defesa dos direitos das mulheres e o protagonismo dos jovens.
Defensora da classe trabalhadora, Lirani foi diretora e secretária da Mulher Trabalhadora e dos Direitos da LGBT da Associação dos Professores do Paraná (APP- Sindicato), diretora nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e fez parte de conselhos relacionados à educação e aos direitos das mulheres no Paraná.
Premiação
No dia 11 de setembro, todos ficarão sabendo quem são as cinco finalistas que serão premiadas com o Diploma Mulher-Cidadã. A entrega do prêmio está prevista para o dia 17 de outubro
Carlota de Queirós
A paulistana Carlota Pereira de Queirós (1892-1982), que dá nome ao prêmio entregue pela primeira vez em 2004, foi a primeira deputada federal eleita da história do Brasil. Médica, escritora, pedagoga e política, Carlota dedicou-se a ações educacionais que contemplassem melhor o tratamento às mulheres e às crianças.

