O deputado federal Weliton Prado (PROS-MG) usou suas redes sociais para cobrar do Governo do Estado de Minas Gerais, a convocação dos 4 mil agentes de segurança pública aprovados no processo seletivo realizado no ano passado. “Estamos na luta com deputado Elismar Prado e os agentes penitenciários para a convocação dos 4000 candidatos do processo seletivo. Estamos cobrando também a convocação dos agentes socioeducativos”, destacou o parlamentar.
Weliton citou o protesto realizado nesta terça,07, na porta da Assembleia Legislativa, pelos candidatos ao processo seletivo simplificado. O parlamentar lembrou ainda, que a pedido do deputado estadual Elismar(PROS-MG), a Casa realizou uma audiência pública que discutiu a contratação de agentes de segurança penitenciários e socioeducativos do Estado. “O deputado Elismar fez audiência pública na Assembleia para tratar desse grave problema na segurança pública e hoje os candidatos fazem um ato de pressão na Assembleia. A situação caótica nos presídios é agravada pelo déficit de 7 mil agentes”, acrescentou Prado.
Segundo informações da Administração Prisional de Minas Gerais, o Estado tem atualmente 75 mil presos custodiados que correspondem a uma taxa de 4,3 presos por agente penitenciário. Vale ressaltar que, a taxa recomendada pelo Departamento Penitenciário Nacional é de 5 presos por agente.

