Uma nova pesquisa realizada pelo Ibope para a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), mostra que 73% dos consumidores gostariam de escolher livremente seu fornecedor de energia elétrica.
Com um projeto sobre a portabilidade da conta de energia elétrica já em tramitação na Câmara dos Deputados, os comercializadores tentam acelerar a tramitação da matéria no Congresso Nacional.
Os deputados federais Odorico Monteiro (PROS-CE) e Felipe Bornier (PROS-RJ) estiveram presentes, nesta quinta-feira (09), no relançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Energias Renováveis, Eficiência Energética e Portabilidade da Conta de Luz.
Segundo eles, é importante ter compromisso partidário em torno de uma das bandeiras do PROS. Felipe Bornier disse que “a empolgação de ter o incentivo do Partido que pensa como a gente e apoia ações novas que refletem no amanhã, faz com queiramos sempre mais”.
Para o presidente executivo da Abraceel, Reginaldo Medeiros, os resultados do levantamento “reforçam a importância de o Brasil rever as regras do mercado livre, adotando a portabilidade da conta de luz”, já aplicada em vários países do mundo. A pesquisa ouviu cerca de 2 mil pessoas em 142 municípios, entre os dias 12 e 16 de maio.
De acordo com a presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Élbia Gannoum, há um potencial a ser explorado no mercado livre pela fonte, que produz energia renovável. “O que a sociedade precisa ter é escolha”, afirma Élbia.
A portabilidade é vista também como uma oportunidade pelos investidores em energia solar.
Com informações da Abraceel.

