Os deputados estaduais da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) se reuniram na manhã desta segunda-feira, 2 de março, com representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Em pauta, a duplicação da BR-381. Os parlamentares pediram esclarecimentos e cobraram agilidade nas obras.
A deputada Rosângela Reis (Pros), que também é autora do requerimento da visita, salientou a importância de garantir o andamento normal das obras e sua finalização o mais rapidamente possível, já que, na avaliação da parlamentar, trata-se da obra viária mais importante atualmente em andamento no Brasil. O deputado Nozinho (PDT) também reforçou a necessidade de se priorizar essa obra.
O primeiro contrato para melhorias na rodovia foi firmado em novembro de 2013 e, de acordo com Medeiros, em março de 2014 foi expedida a primeira ordem de serviço para início das obras. São, ao todo, 11 lotes de melhorias e dois outros lotes, chamados de variáveis, que contemplam a construção de novos trechos. O valor total dessas obras é estimado em R$ 4,5 bilhões. Dos 13 lotes, cinco já tiveram suas obras iniciadas, seis ainda estão em fase de projeto e outros dois precisam ser licitados – uma licitação já foi feita, mas as propostas estariam acima do teto do Dnit, que está reavaliando os custos.
Fonte: DeFato


