Diante da judicialização do Linhão do Tucuruí, Telmário diz que recorrerá ao governo federal para acelerar obra

Em discurso proferido nesta segunda-feira, 24, o senador Telmário Mota (PROS-RR) voltou a cobrar o início da obra do Linhão do Tucuruí. Segundo o parlamentar, a obra vai promover a independência energética de Roraima, ligando o Estado ao Sistema Interligado Nacional (SIN),  tornando-o assim, um ente federado de fato.

Para o senador, a judicialização atrasará ainda mais essa obra, tida pelo Conselho de Defesa Nacional, como de interesse da “Política de Defesa Nacional”. Balizado por esta decisão do Conselho, pela necessidade urgente do Estado de Roraima e o histórico de obtenção de autorização de licença do IBAMA, na última semana, a 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, votou contra a anulação do leilão do Linhão e também votou pela validade da licença prévia.

No entanto, conforme o senador, como não houve resultado unânime na apreciação dos processos na 5ª Turma, o julgamento ainda vai continuar, dessa vez com cinco desembargadores, para que o Tribunal aponte uma conclusão sobre o caso. “Ou seja, além de todo o impasse com os indígenas e de obtenção das licenças, a questão está judicializada e ao que tudo indica haverá a necessidade de novas consultas, que já se arrastam há quase uma década”, declarou Telmário.

O parlamentar teme que, dependendo do resultado do julgamento, a obra carecerá de novas consultas, representando, de forma prática, mais demora para o efetivo início do empreendimento. “Vendo e sentindo na pele o sofrimento da nossa população, sobretudo o comércio e a indústria que amargam constantes prejuízos pela instabilidade da energia, é que venho tomando constantes medidas em favor retomada da obra do Linhão de Tucuruí. Buscarei junto ao governo federal, uma solução mais célere para o caso, pois não aguentamos ficar na escuridão”, completou.

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS

Receba nossas atualizações e notícias

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Notícias

PROS está com Lula, em Goiás e no Brasil!

Hoje, na sede nacional do PROS, reuniram-se a presidente do PT Goiás, Katia Santos e o presidente nacional do PROS, Eurípedes Junior, para tratar sobre

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento está online para atender ao público.
? Olá em que posso ajudar?

ACESSAR SGP